26.2 C
Mamanguape
domingo, 28 abril 2024
                             

Quase metade da população da PB vive abaixo da linha da pobreza

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 46,4% dos paraibanos estavam vivendo na miséria em 2016, o que equivale 1,8 milhão de pessoas nessa condição.

Leia mais: Branco ganha R$ 409 a mais que preto e pardo, e homem R$ 190 a mais que mulher na PB

De acordo com o levantamento, que também analisou as capitais, João Pessoa tem 19,1 % da população abaixo da linha da pobreza. O percentual corresponde a cerca de 160 mil pessoas, já que a Capital tem pouco mais de 800 mil habitantes.

O número da região Nordeste chega a superar o da Paraíba. São 47,8 % de nordestinos vivendo com menos de 5,5 dólares (cerca de 18 reais) por dia, valor que, aplicado ao Brasil, caracteriza a linha de extrema pobreza. Os dados fazem parte da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais 2017 (SIS 2017), realizada pelo IBGE.

Ao todo, 76% da população paraibana vivem mensalmente com no máximo um salário mínimo. Já 24% das pessoas têm uma renda de mais de um salário mínimo, sendo que apenas 2,2% detêm maior poder econômico no estado, ganhando mais de cinco salários mínimos.

24,8 milhões de brasileiros vivem na miséria

Ainda de acordo com a SIS 2017, o Brasil tem 12,1% da população do país que vive na extrema miséria, o que significa que 24,8 milhões de brasileiros que estão abaixo da linha da pobreza.

Por Pedro Alves, do Portal Correio
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Governo da Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre óleo diesel para empresas de transporte coletivo de passageiros até o fim de 2024

O governador João Azevêdo manteve o apoio às empresas de transportes de passageiros urbano, da Região Metropolitana de João...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -