29.2 C
Mamanguape
terça-feira, 14 maio 2024
                             

Programação sobre conscientização contra a AIDS foi destaque em Marcação

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.
Cerca de 300 pessoas participaram do dia Mundial de combate a AIDS em Marcação
Cerca de 300 pessoas participaram do dia Mundial de combate a AIDS em Marcação

Para lembrar o Dia Mundial de luta contra a AIDS, a Prefeitura de Marcação, por orientação do prefeito Adriano Barreto, realizou através da Secretaria de Saúde uma ação alusiva a data comemorativa, no último dia 1 de dezembro. As atividades foram iniciadas com um pedágio educativo em frente ao trevo na PB-041, com distribuição de preservativo e material informativo.

A AIDS é uma doença que infelizmente ainda precisa ser lembrada. A coordenadora da atenção básica de Marcação, a enfermeira Laudiceia Silva, explicou porque a AIDS voltou a preocupar e assustar tanto: “houve um aumento significativo dos casos de AIDS entre os jovens nos últimos anos”, lembrou.

“O principal motivo é o comportamento sexual dos jovens. Eles acham que ninguém mais morre de AIDS hoje, e que se pegar o vírus é só tomar o remédio que está resolvido, está tudo bem, não. É uma doença grave. Vai ter que tomar remédio pelo resto da vida. E esses remédios provocam efeitos colaterais. A AIDS não tem cura, o tratamento só controla a doença. Desde 2006 os casos entre os jovens de 16 e 24 aumentaram em mais de 50%, o que quer dizer que temos mais jovens soros positivos. No resto do Mundo, o número de novos casos de HIV entre eles cairam 32% em uma década, ou seja, o Brasil está num caminho oposto”, ressaltou a palestrante.

A campanha criada pela Prefeitura de Marcação tem o objetivo de evitar novas incidências dos casos entre a população. A secretária de saúde garantiu que o município estará vigilante e combativo neste sentido, informando sempre as comunidades indígenas e acompanhando caso seja necessário.

O prefeito Adriano Barreto parabenizou toda a equipe participante da campanha e considerou que os cuidados com a saúde dos munícipes de Marcação é prioridade em sua gestão, dentro das responsabilidades legais regidas e partilhadas entre os entes federativos. “Não iremos fugir de nossas responsabilidades, principalmente em temas voltados para a qualidade da saúde de nosso povo. As campanhas educativas que temos realizados significa mais informação, mais esclarecimentos, o que pode proporcionar uma boa qualidade de vida nas famílias. E neste caso, pode-se dizer que a prevenção é sempre mais econômica do que se tratar depois. Previnir é melhor que remediar. Fazer gestão pensando no presente e no futuro da saúde das pessoas”, afirmou Adriano Barreto.

 

O dia 1 de dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à AIDS ou Dia Mundial de Luta Contra a Sida (português europeu) e é uma data para que o mundo una forças para a conscientização sobre essa doença.

 

Da Redação/PBVale

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

“Não podemos permitir aumento de impostos”, diz Aguinaldo Ribeiro em Nova York

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro, relator da PEC da Reforma Tributária aprovada e promulgada, defendeu nesta terça-feira, (14), em...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -