25.2 C
Mamanguape
segunda-feira, 29 abril 2024
                             

Oposição pra valer

Mais Lidas

Chico Soares
Chico Soares
Chico Soares é Colunista, Repórter Especial e Membro do Conselho Editorial do PBVALE. Graduado em jornalismo pela UFPB, é pesquisador e analista político da Rádio Correio do Vale FM 106,1 – Mamanguape – PB.

Tudo caminha para os últimos dois anos do “Governo Municipal Cidadania Para Todos” – do prefeito Celso Morais (DEM) será de muitas divergências política com o grupo (G3) na Câmara de Vereadores de Itapororoca, entre outras lideranças da política local.   

Nos bastidores o que mais comenta é que Celso desde a derrota para a nova mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2015/2016, tem apoio de 4, dos 9 vereadores – são eles: Elissandra Brito e Romildo Ribeiro (ambos do DEM), José Nazareno (PMDB) e Walisson Dionísio (PSB). Já a bancada de oposição está formada assim: Rodrigo Carvalho (PSDB), José Pontes e Neuza Madruga (ambos do PMDB), Dada Oliveira (PP) e provavelmente o médico Walisson Dionísio (PSB) – segundo ele próprio até a próxima sexta-feira (12) definirá sua posição política – se é governo ou oposição. 

Na boca maldita da política, o prefeito e seus assessores direto, quase não tem dialogo com os parlamentares da sua própria bancada, imagine os vereadores que fazem oposição. Pois bem, diz um adágio popular: errar é humano, permanecer no erro é burrice.

O pedido feito pelos vereadores Rodrigo, Paulo e Dada, de protocolar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) – para apurar suspeita de irregularidades na Secretaria da Educação municipal, contribuiu para a vitória do vereador José Pontes (mais conhecido por Chino do PMDB) para presidir a Casa de Rúbio Maia Coutinho em 2015/2016. Além disso, lideranças do (PMDB), (PDSB), (PT) e de outros partidos já se articulam para formar forte aliança para o pleito de 2016. Há quem, que três ex-prefeitos  apóiam impeachment do prefeito Celso Morais – claro, é preciso ter  provas documentais.

O que chama a atenção é que Celso, talvez seja o único prefeito das 12 cidades da região do vale e litoral norte de Mamanguape que não presenteou seus vereadores de bancada com secretaria de governo. Tem  estilo de um governo de muita austeridade com os gastos do dinheiro público. O importante é que a Câmara e seus pares dêem  resposta aos quase 20 mil habitantes residentes do campo e na cidade, doa em quem doer.

Ainda se fala nas esquinas da cidade, que o prefeito não teme a (CPI) vai convidar um representante do Ministério Público para acompanhar todas as reuniões – o que não é necessário.

O grupo de Celso, um terço da Câmara deverá protocolar uma (CPI) para apurar suspeitas de irregularidades das gestões dos ex-prefeitos interinos – Erilson Rodrigues (PCdoB) e Paulo Queiroz (PSD). Se for concretizado a instalação da (CPI) – que não acredito; seria uma vingança a oposição? – Tema já lembrado na tribuna da Câmara pelo secretário de Educação, professor Jerff Costa. – Será para dá menos atenção a (CPI) da educação?

Se por hipótese, durante as investigações da (CPI) da educação, se os vereadores de oposição encontrar provas documentais, o prefeito Celso Morais deverá ser afastado –   assumiria a Prefeitura a sua vice-prefeita, Luciana Madruga (PMDB), que aparentemente os dois representes do Poder Executivo não estão em harmonia político-administrativo. 

 

Por Chico Soares

regoparaiba@bol.com.br

Zap: 83 9343 7676

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Teto de casa de eventos desaba em João Pessoa e deixa feridos no local

A estrutura de uma casa de eventos no bairro do Altiplano, em João Pessoa, desabou na noite deste domingo...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -