31.2 C
Mamanguape
segunda-feira, 13 maio 2024
                             

4ª Conferência Municipal da Saúde de Rio Tinto debateu diretrizes do SUS; veja fotos

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.
Prefeita Dudu de Brizola fez a abertura da 4ª Conferência
Prefeita Dudu de Brizola fez a abertura da 4ª Conferência

A Secretaria de Saúde de Rio Tinto juntamente com o Conselho Municipal realizou na última quinta-feira (9) a 4ª Conferência de Saúde, com o objetivo de debater, avaliar e definir as diretrizes e prioridades para as políticas públicas consolidando o controle social na rede de cobertura do Sistema Único de Saúde, através da baixa e média complexidade.

“A população compareceu, podemos dizer que estamos bem representados. Contamos com a presença dos profissionais da saúde, prestadores de serviços, dos poderes constituídos, a expectativa foi a melhor possível”, avaliou Eraldo Calixto, secretário de saúde do município.

O evento contou ainda com a presença da prefeita Dudu de Brizola que fez a abertura oficial, vereadores, presidentes de associações e sindicatos, igrejas, lideranças comunitárias e de bairros e da população civil em geral.

Eraldo lembrou ainda dos serviços ofertados à população rio-tintense dentro da média complexidade de saúde. “Temos um Ceo (Centro de Especialidades Odontológica), bem como urologia, cardiologia, fonoaudiólogo, psicologia, fisioterapia e pediatria”, destacou.

Eixos temáticos foram debatidos durante a tarde
Eixos temáticos foram debatidos durante a tarde

Ele ressaltou ainda a importância que o Pronto Atendimento Francisco Porto tem não só para Rio Tinto, mas, como para as cidades vizinhas. “São serviços que efetivamente funcionam, temos ultrassonografia, laboratório para vários tipos de exames a exemplo de hormônios, que são exames que não são tão baratos. Existem vários pontos positivos onde a população é assistida em Rio Tinto. Nós temos um hematologista atendendo a todas as unidades de saúde, numa agenda semanal com endocrinologista, nutricionista para acompanhar os diabéticos e hipertensos. Esses serviços estão sendo levados a todos os cantos de Rio Tinto”, frisou.

Para a prefeita Dudu de Brizola, a 4ª conferência teve um resultado positivo do ponto de vista participativo e democrático no que tange a construção das políticas públicas da saúde.

“É um momento de muita alegria, as pessoas puderam assistir as palestras e debater dentro dos eixos temáticos para o fortalecimento e a qualidade da saúde não só do nosso município, como posteriormente na estadual e depois na nacional. A saúde como um todo carece de muitos investimentos, é preciso que haja um avanço mais sólido na estrutura logística e de pessoal em todo o Brasil”, ponderou a prefeita Dudu de Brizola.

O encontro teve como tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, além das apresentações das palestras com o doutor Renan Aversari Câmara, professor do curso de direito da Universidade Estadual da Paraíba sobre reformas democráticas e populares do Estado.

Os eixos democraticamente debatidos foram: 1º direito a saúde, garantia de acesso a atenção de qualidade; 2º participação social; 3º valorização do trabalho e da educação em saúde; 4º financiamento do SUS e relação público-privado; 5º gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; 6º informação, educação e política de comunicação do SUS; 7º ciência, tecnologia e inovação do SUS.

Ao final das plenárias, foram eleitos os delegados que irão participar da Conferência Estadual. As propostas discutidas na Conferência Municipal serão também encaminhadas para Estadual, que está prevista para acontecer entre os dias 24 a 26 de setembro. Os resultados e direcionamentos de todos os fóruns realizados serão consolidados na Nacional, que será realizada entre os dias 1 e 4 de dezembro, em Brasília.  

Veja mais fotos:

Da redação

PBVale

 

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Cultura discute Plano de Aplicação Anual de Recursos da Lei Aldir Blanc em Audiência Pública, em Pedro Régis

Na tarde desta sexta-feira (10), a Secretaria de Cultura de Pedro Régis promoveu uma Audiência Pública para discussão e...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -