31.2 C
Mamanguape
segunda-feira, 13 maio 2024
                             

Deputado federal Wilson Santiago recebe o Título de Cidadão Triunfense

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.

Em Sessão Solene realizada na sexta-feira (22/12), a Câmara Municipal de Triunfo-PB, homenageou e entregou o Título de Cidadania Triunfense para diversas pessoas que são destaques em setores diversos e que através dos seus trabalhos contribuíram e ainda contribuem para a história do município.

Um dos homenageados foi o ex-senador da República, o deputado federal, Wilson Santiago (REPUBLICANOS). Uma propositura do vereador Alberto Cândido.

Perfil do Deputado federal Wilson Santiago

José Wilson Santiago nasceu em Uiraúna-PB, em 10 de junho de 1957.  É advogado, servidor público e político brasileiro filiado ao Republicanos. É Deputado Federal pela Paraíba. Filho do agropecuarista poço-dantense, Francisco Ferreira Santiago (Chico Ferreira) e Sra. Adrina Glória Santiago “in memoriam”.

Casado com a Sra. Suely Alves de Oliveira Santiago, segunda suplente do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

É pai do deputado estadual, Wilson Filho (Republicanos). É irmão do ex-prefeito de Poço Dantas, Azulão Santiago “in memoriam”, da ex-vice-prefeita de Uiraúna-PB, Beunildes Santiago e do ex-vereador de Uiraúna-PB,  José Hilton Santiago e tio do ex-prefeito de Uiraúna-PB, médico José Nilson Santiago Segundo (Segundo Santiago).

Foi líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, foi Senador pela Paraíba, ficou sem mandato político em face da decisão do STF. Em 19 de outubro de 2011 o Tribunal Superior Eleitoral comunicou à Justiça Eleitoral da Paraíba sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou a posse imediata de Cássio Cunha Lima (PSDB) no mandato de senador da República, fazendo com que perdesse o cargo de senador que ocupava provisoriamente até uma decisão da justiça.

Entre 1981 e 1986, estudou Direito no Centro Universitário de João Pessoa. Foi eleito duas vezes deputado estadual: o primeiro mandato (PDT) foi de 1995 a 1999 e o segundo (PSDB), de 1999 a 2003.

Prosseguiu sua jornada política sendo eleito deputado federal, pelo PMDB, com mandato de 1º de fevereiro de 2003 a 31 de janeiro de 2007, e reeleito em 2006, para ocupar a vaga de 1º de fevereiro de 2007 a 31 de janeiro de 2011, novamente pelo PMDB. Em seu primeiro mandato como deputado federal foi eleito com 99 941 votos, conquistando o posto de deputado mais votado entre os eleitos de seu estado e, em seu segundo mandato, foi eleito com 163 661 votos, sendo o segundo mais votado. Em 2010, foi candidato a Senador, também pelo PMDB, e obteve 820 653 votos, ficando em terceiro lugar na disputa. Contudo, acabou sendo diplomado senador devido ao fato de o primeiro colocado, o ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima, que obteve mais de um milhão de votos, ter sido barrado pela Lei Ficha Limpa.

Na eleição estadual de 2014, com o apoio do seu ex-rival Cássio Cunha Lima, que disputa o governo, é novamente candidato ao senado, dessa vez pelo PTB, mas é mais uma vez derrotado nas urnas, terminando a eleição apenas em 3º lugar com 506.093 votos (29,02% dos votos).

Nas eleições de 2018, concorreu ao cargo de Deputado Federal pelo PTB-PB sendo eleito com 86 mil e 208 votos (4,33% dos votos validos).
Em 2022, foi reeleito para seu quarto mandato, o segundo consecutivamente, recebendo 84.407 votos.

Presentes à sessão solene o Prefeito Constitucional de Triunfo,
Espedito Filho; o vice-prefeito Júnior de Glória; o Presidente da Câmara Municipal “Casa Legislativa João Ferreira de Alencar”, vereador Dirceu Batista Macena; Deputado Federal, José Wilson Santiago (REPUBLICANOS – PB);  Deputado Estadual, Wilson Filho (Republicanos); primeira-dama e pré-candidata a Prefeita de Poço de José de Moura-PB, Laís Raquel; Presidente do Egrégio Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Nominando Diniz; ex-prefeito de Triunfo, advogado Damizio Mangueira; prefeito de Bernardino Batista-PB,  Aldo Andrade; prefeito de Joca Claudino, Rinaldo Cipriano; vice-prefeito de Joca Claudino, Otávio Neto; Presidente da Câmara Municipal de Uiraúna, Benevenuto Claudino; Vereador de Poço de José de Moura, Geraldo Wilson; vereadores; ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara Municipal de Luís Gomes-RN, José Abrantes Barbosa; ex-vereador e líder político de Triunfo; secretário de Articulação Política, Francisco Batista de Oliveira (Chico Batista); Vereador de Uiraúna-PB, Marcondes Bizerril, ex-vereador de Poço de José de Moura, Paulinho de Bizerril; advogado, jornalista e servidor público, Abdias Duque de Abrantes;  ex-vereador  e líder político de Bernardino Batista-PB, Aurilene Barbosa de Oliveira; ex-vereador de Uiraúna-PB, José Hilton Santiago, vereador de Alhandra-PB, Manoel Ferreira Braga – Manoel do Posto (PP), autoridades locais e a população em geral.

Abdias Duque de Abrantes
Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.

Repórter PB

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

Cultura discute Plano de Aplicação Anual de Recursos da Lei Aldir Blanc em Audiência Pública, em Pedro Régis

Na tarde desta sexta-feira (10), a Secretaria de Cultura de Pedro Régis promoveu uma Audiência Pública para discussão e...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -