O setor de Radiologia do Hospital Geral de Mamanguape, realizou, em 2018, mais de 13 mil exames de raio-X, o que equivale a mais de mil procedimentos mês. Destaque para os atendimentos aos pacientes da urgência, representando mais de 93% da demanda total. Além das urgências, os exames são realizados nos internos da enfermaria e na Unidade de Terapia Intensiva.
De acordo com o supervisor de Radiologia do complexo hospitalar, Uirá Lopes, as demandas do setor de imagens tem em suas ocorrências mais comuns os acidentes envolvendo motocicletas. “Atendimentos por fraturas, luxações e torções estão entre os principais motivos dos exames. A radiografia é uma ferramenta de extrema importância no auxílio das avaliações médicas. Essa tecnologia é essencial para o diagnóstico do paciente, tanto para aquele que deu entrada agora no hospital, ainda na fase de investigação das patologias, quanto para aqueles que já vêm sendo acompanhado”, explicou
Já o diretor médico da instituição de saúde, Frederico Tácito, acrescenta que os exames dão mais eficiência no diagnóstico e procedimentos realizado no paciente. “Esse tipo de exame é muito solicitado porque tem muita indicação clínica e diagnóstica, como nos procedimentos de inserção da sonda nasoenteral e de implante de cateter de acesso venoso central, onde se faz necessário o raio-X para certificar o posicionamento correto do dispositivo, e segundo para fins diagnóstico de patologias de tórax como pneumonias, pneumotórax, derrames pleurais e pericárdico, e avaliar os arcos costais”, explicou.
Perfil – O Hospital Geral de Mamanguape, construído pelo Governo do Estado da Paraíba em julho de 2014, conta com 70 leitos e oferece aos pacientes exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-X. Quase 500 profissionais estão envolvidos no funcionamento da unidade, que presta atendimento 24h aos moradores dos municípios que compõem a região do Vale do Mamanguape: Rio Tinto, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Marcação e Mataraca.