26.2 C
Mamanguape
quinta-feira, 9 maio 2024
                             

Baú Político: Professor lança livro sobre história política de Rio Tinto

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.
Escritor Cássio Marques, durante o evento que aconteceu no plenário da Câmara Município de Rio Tinto (CMRT).
Escritor Cássio Marques, durante evento que aconteceu no plenário da Câmara Município (CMRT).

“Lançamento aconteceu às 19h desta quarta (10), em Rio Tinto. Fuga de prefeito e juiz no Golpe de 64 é um dos fatos relatados na obra.”

Não há nada mais disputado em uma cidade do interior do que uma eleição municipal. Durante o período eleitoral inicia-se uma verdadeira guerra social entre seus moradores, aonde o sangue da população chega a ferver. A disputa se torna tão acirrada, que faz vizinho estranhar vizinho e irmão desconhecer irmão. Há quem diga que o evento é mais importante que uma disputa de final de Copa do Mundo! Pensando nisso, o jovem escritor, professor, geohistoriador e geógrafo rio-tintense, Cássio Marques, decidiu contar algumas historias da cidade fabril.  

Na noite desta quarta-feira (10), Cássio lançou o livro – ‘Baú Político de Rio Tinto’ – de sua autoria. A obra literária é uma breve retrospectiva histórica da política de Rio Tinto, município que fica na região do Vale do Mamanguape.

O evento aconteceu no plenário da Câmara Município de Rio Tinto (CMRT) e contou com a presença de diversas autoridades políticas, entre prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, intelectuais, líderes de classe e convidados.

“O principal objetivo desta obra é propiciar aos rio-tintenses de nascimento ou de coração um referencial histórico sobre a vida política e administrativa de Rio Tinto, tendo como base os próprios personagens que a construíram”, disse o escritor.

Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, intelectuais e convidados prestigiaram o lançamento da obra literária.
Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, intelectuais e convidados prestigiaram lançamento da obra literária.

Na apresentação, o livro inicia lembrando o ano de 1956, quando da emancipação política do distrito de Rio Tinto que era vinculado à cidade de Mamanguape, com o processo de instalação do Poder Executivo e das primeiras providências para a instalação do Poder Legislativo, que veio a ser consolidado no ano de 1959, com a eleição dos primeiros vereadores do município recém-criado, passando pela ditadura militar e chegando até os dias atuais.

“Sobre a emancipação política de Rio Tinto, contamos na obra que não se deu de maneira fácil como muitos imaginam. A luta por sua independência ecoou na Câmara Municipal de Mamanguape e na Assembleia Legislativa da Paraíba que acreditada que se fosse concedido à emancipação política de Rio Tinto haveria um declínio econômico de Mamanguape por perder o próspero distrito que sediava na época a poderosa Companhia de Tecidos Rio Tinto”, destacou.

O livro retrata também curiosidades das eleições e resultados de pleitos memoráveis da história rio-tintense com galerias do legislativo e os gestores municipais, além de contar tudo sobre a eleição suplementar de 1966. “A dedicatória é feita a amiga Fátima Carvalho, uma dedicada pesquisadora da historia de Rio Tinto, aos deputados José Lacerda e Assis Camelo, ícones da política na região do Litoral Norte paraibano”, enfatizou o professor.   

Da redação / PBVale

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Murilo Galdino confirma garantia de recursos para continuidade das obras da BR-230

O coordenador da bancada paraibana no Congresso Federal, deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB) obteve a confirmação da garantia de recursos...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -