A nova febre das redes sociais vem aí? O criador do saudoso Orkut, Orkut Buyukkokten, lançou uma nova rede social, a Hello. A plataforma já está no ar nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. A previsão da chegada no Brasil é para agosto, e para ter acesso em primeira mão você pode se cadastrar no site. A nova rede social foi anunciada ainda em 2014, quando o Orkut já se preparava para ser desativado. Naquele tempo, Buyukkokten já havia comentado sobre o início do desenvolvimento da sua nova empreitada, e até criou a startup Hello Network, em parceria com o engenheiro de software John Murphy.
Em carta disponível no site em português, com certo tom emocionado, Buyukkokten conta que pretende com o Hello criar “amizades mais profundas e verdadeiras”, onde as pessoas partilharão de interesses em comum, as mesmas paixões, dizendo ao mundo mais do que “curti”. Porque, na mesma carta, ele critica a forma de se relacionar em outras redes sociais famosas como Twitter, Facebook, Tumblr e Instagram. “Nós seguimos o feed de notícias de nossos amigos debaixo de nossos cobertores, no escuro. Nossas vidas são meros pedaços de anonimato e isolamento”, afirmou.
Personas, Folio e Match – É possível notar funções que se assemelham aos concorrentes, como a função ‘Personas’, que é o equivalente aos Grupos do Facebook e às Comunidades do antigo Orkut.
Já o ‘Folio’ é a Linha do Tempo, que vai contemplar as atualizações dos seus amigos e de suas Personas favoritos. A Hello também tem elementos visuais similares aos do Instagram, suporte a jogos sociais, conquistas desbloqueáveis de uso, “curtidas” e espaço para comentários em fotos ou postagens.
Uma das possíveis funções inéditas, e que chama atenção, da rede social é o ‘Match’, que vai unir pessoas automaticamente, a partir de interesses em comum, similar ao Tinder, porém aberto a qualquer tipo de relacionamento.
Por Cógenes Lira (especial para o Jornal da Paraíba)