27.2 C
Mamanguape
sábado, 27 abril 2024
                             

UMA CARTA PARA BAMBAM

Mais Lidas

Sebastião Gerbase
Sebastião Gerbase
Sebastião Gerbase Teixeira da Silva, conhecido carinhosamente como Basinho. Exerceu os cargos de Fiscal de Mercadorias em Trânsito, Fiscal de Estabelecimentos (hoje Auditor Fiscal), Conselheiro da AFRAFEP e coletor de importantes coletorias, a exemplo de Santa Rita, Cabedelo, Pilar e Mamanguape (duas vezes), onde se aposentou proporcionalmente. Formado em Direito desde 1.985, Basinho é aquele grande amigo, “riotinguapense” (se considera de Rio Tinto e Mamanguape), que gosta muito de escrever e irá apresentar, neste Portal PBVALE, colunas sobre assuntos interessantes para toda comunidade.
Bambam, filho querido!

Bambam, querido filho!

Um dos motivos que me instigaram a escrever esta carta foi a necessidade de suavizar os efeitos da sua ausência. Afinal de contas, já se passaram dez anos (30.07.2006) que você partiu para a eternidade.

No decorrer dessa narrativa, é possível que o impulso da emoção me leve a derramar algumas lágrimas. A depender do meu propósito, porém, hei de cumprir esta missão, do começo ao fim, com aquela alegria que caracterizou o seu convívio entre nós.

Olhe, Bambam, depois da sua partida, tantas coisas aconteceram por aqui, que eu gostaria de compartilhar um pouco com você. Somente as coisas boas – claro!

Por exemplo:

Os seus amigos, seus incontáveis amigos, quanto mais o tempo passa, mais eles te amam verdadeiramente – dou o meu testemunho… Nunca vi algo tão impressionante! Não raro estou encontrando alguns, a me emocionarem com reminiscências, indeléveis lembranças do seu lado espirituoso – sua marca registrada! Pena que eu não possa citá-los nominalmente, eis que o espaço seria pequeno, em razão do elevado número de amigos que você conquistou; nenhum deles mereceria ficar de fora e, na hipótese das citações, a falha do esquecimento seria inevitável.

A nossa granja, que tinha o nome de “Chácara São Luiz”, mudamos a sua denominação para Chácara Bambam, uma singela homenagem a você!

Sua irmã mais nova, a Bethânia, embora já formada em Contabilidade, foi aprovada em outro vestibular e está concluindo o curso de Odontologia. Ela, agora, só pensa em ser dentista! Adora o que faz e tudo indica que será uma ótima profissional! O marido dela, o Aldo, foi eleito vice-prefeito de Igaracy, uma cidade do alto sertão, onde ele nasceu.

A Nena, aquela outra irmã que você tinha ciúme dela nas festas, após quatorze anos dedicados ao SENAC, voltou a morar conosco. Ela pediu demissão e, apesar de ser uma ótima psicóloga, assumiu como prioridade cuidar da mãe e do pai de vocês.

O Léo continua no ramo de comprar e vender carros. Está bem, graças a Deus! Inclusive, eu resolvi lotear uma parte da Chácara Bambam, e é ele quem está administrando esse processo, pois, entre ele e eu, o comerciante sempre foi ele – você é testemunha. A Wilma também é uma excelente comerciante no ramo de confecções. Ela é uma pessoa muito equilibrada em todos os sentidos… E é sua fã!

Sabe, Bambam, aqueles seus sobrinhos, João Lucas, filho de Bethânia e Aldo, e Maria Eduarda e Leozinho, filhos de Léo e Wilma! Ah, não te conto!… São três joias, inteligentes, estudiosos e educados -, viu?

Sim, Bambam, por falar em Leozinho, ele, além de já estar cursando a Faculdade de Direito e ter sido aprovado em concurso público, está tocando uma sanfona que dá gosto!

Outra novidade, Bambam, que eu não poderia deixar de lhe comunicar nesta carta, é que um grupo de amigos aqui da região, juntamo-nos e criamos um bloco carnavalesco, denominado “Vamos que Vale”. O primeiro desfile foi realizado (com sucesso) no último carnaval, com direito a Rei Momo, Zé Pereira, orquestra de frevo e tudo mais.  E eu não poderia deixar de lhe comunicar essa novidade, pois a alegria do nosso carnaval, também, lembra muito você!

Agora vou falar de sua mãe. Bem, essa aí, como você bem diria, “não tem parelha não”. Apesar dos pesares, das intempéries a que estamos expostos do lado de cá, tudo ela tira de letra. Nunca perde a oportunidade de desprender uma daquelas agudas e inconfundíveis gargalhadas… O que faz muito bem a todos nós. Ela é o nosso porto seguro. Ninguém quer perdê-la de vista. E, embora ela seja daquelas que sofrem caladas, o seu amor por você não tem limite! Afinal de contas e a seguinte frase você costumava dizer: “mãe é mãe”!

Quanto a mim, continuo como antes. Aposentado, todo dia cumpro uma agenda doméstica, às vezes alguma coisa produtiva, e assim vou indo – ainda.

Vez por outra, escrevo algo sobre qualquer coisa, seja na forma de crônica ou mesmo em versos. Os amigos ficam me cobrando a publicação, em livro, dessas “mal traçadas linhas” e eu ainda não havia levado em conta esse incentivo. No entanto, lembrei que, nesse particular, você foi o meu maior incentivador; você era o meu especial admirador, em tudo que eu fazia. Em qualquer evento onde eu tivesse participação, no final, você chegava ao meu ouvido e dizia: “Painho, o senhor arrasou!” Ou, então, assim: “Tô lhe chaleirando não, viu painho, mas hoje o senhor foi o melhor!”. Era mesmo assim: Pra você, eu sempre fui o melhor… O “motivo” de seu orgulho.

Sei que, ao lançar um livro, se você aqui estivesse, iria me encher de aplausos e de incontida emoção, porque era assim que você agia quando eu aparecia. Foram essas lembranças, Bambam, que, de fato, me incentivaram a juntar num canto só as minhas mal traçadas linhas.  Então, em sua homenagem, vou escrever o meu livro, sim. Aproveito esta oportunidade para antecipar, entre feliz e emocionado, que tal livro será dedicado a você. Muito obrigado, meu filho, pelo incentivo! Fique com Deus.

Por Sebastião Gerbase (Basinho)

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

Governo da Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre óleo diesel para empresas de transporte coletivo de passageiros até o fim de 2024

O governador João Azevêdo manteve o apoio às empresas de transportes de passageiros urbano, da Região Metropolitana de João...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -