31.2 C
Mamanguape
segunda-feira, 20 maio 2024
                             

Reajuste em Rio Tinto: 3% para os professores x 200% para dentista

Mais Lidas

Felipe França
Felipe França
Diretor executivo do PBVale, acadêmico do curso de jornalismo, repórter colaborador da Rádio Correio do Vale FM, e obteve registro profissional de Radialista em 2008 no Curso Técnico de Rádio e Televisão. FUNETEC-PB
Professores de Rio Tinto foram a Câmara dos vereadores pedir a rejeição dos 3% de aumento, proposto pela gestão municipal
Professores de Rio Tinto foram a Câmara dos vereadores pedir a rejeição dos 3% de aumento, proposto pela gestão municipal

Seria compreensível, se num momento de crise pelo qual o país vem passando e as constantes quedas de receitas, a gestão da prefeita Dudu de Brizola, em Rio Tinto, publicasse um decreto suspendendo reajuste “indiscriminadamente” a todas as classes e setores da administração pública. Salvo, o reajuste dos 11,36% para o piso salarial dos professores, que é fruto de uma Lei Federal, e, tem que ser cumprida.

Insatisfeitos com a proposta da atual prefeita de apenas 3% de reajuste para a classe do magistério (com exceção do nível A1), professores da rede municipal saíram, após indefinições em reuniões que aconteceram na sede do Sindicato dos Servidores Públicos, para protestar no paço da Prefeitura, na última terça-feira (7).

A classe tentava um diálogo com a gestora, que prometera ainda no início do ano que daria os 11,36%, num acordo em que os professores chegaram até prometer que deixaria de lado, os retroativos a janeiro. Segundo a classe, a gestora “quebrou o acordo” e alegou que só há possibilidades de conceder os 3% e pronto.

O discurso de crise apresentado por Dudu de Brizola se contradiz e chama atenção quando observados generosos aumentos para a classe dos dentistas. Neste caso, este seguimento teve um reajuste de mais de 200% em seus salários, numa única sanção.

De acordo com a tabela aprovada pela Câmara dos vereadores, o salário de um dentista em Rio Tinto passou de R$ 880,00 (oito centos e oitenta reais) para um montante de R$ 2.750,00 (dois mil, setecentos e cinquenta reais) para o profissional com graduação com inicial de nível (1).

Tabela salarial dos profissionais de odontologia (dentistas) aprovado pela gestão da prefeita Dudu de Brizola
Tabela salarial dos profissionais de odontologia (dentistas) aprovado pela gestão da prefeita Dudu de Brizola

A proposta foi encaminhada e aprovada no final do ano passado, ainda em cenário de crise. Segundo interlocutores do governo, nesta ocasião, a prefeita apresentou o argumento de que havia viabilidade econômica para o cumprimento da tabela.

Não se discute obviamente, a meritocracia e a defasagem do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração desta classe. É mais que justo. Mas, os nossos batalhadores professores também merecem. Não chega a ‘dentista’, sem passar por um professor. Se for crise pra um, deveria ser crise para todos. Não vejo outro comportamento, se não, favorecimento de classe.

Nesta quarta-feira (8), professores foram até a Câmara dos Vereadores para protestar e pedir que rejeitassem a proposta dos 3%. A sessão que deveria ter começado às 10h, não teve quórum suficiente. Contando apenas com a presença dos vereadores Adênio Pimentel, Edson Barbosa, Marcos Moura, e Dr. Ninho. Não compareceram a sessão, os vereadores; Wellington Campos, Nel Barão, Selida Carvalho, Eraldo Calixto, Felipe Pessoa, Ivo de Praia de Campina e cacique Cal.

Em contato com a imprensa, o vereador Nel Barão afirmou que não compareceu porque recebeu um telefonema do vereador e dentista, Edson Barbosa, por volta das 9h, alegando que não teria a sessão.

Ao tempo em que se questiona a tão sofrida classe do nosso magistério. Por que reajuste salarial de mais de 200% aos dentistas e, apenas 3% para os professores??? Qual a motivação? A quem se destina tamanha gratidão e generosidade dentro do círculo de odontólogos???

Ficam as perguntas, mas, o povo está de olho!

 

 

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

“Oportunidade única para discutir ideias e ouvir demandas”, destaca vereador Rany Veríssimo sobre plenária do PSB em Mamanguape

O vereador Rany Veríssimo acompanhou na última quinta-feira (16), a plenária do Partido Socialista Brasileiro (PSB), com a presença...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -