A população da Vila Regina e região elegeu na noite do último sábado (13), as três prioridades de investimentos para o ano de 2018 na comunidade, durante a realização da I Plenária do Orçamento Democrático Municipal. A reunião aconteceu na sede do antigo Regina Clube e teve como principais reivindicações, melhorias no atendimento do PSF, seguido de abastecimento de água, e terceiro iluminação pública.
O evento contou com as presenças dos Secretários de Infraestrutura e Transportes – Natanael Leal, Secretário de Saúde – Ivanildo Brasileiro, Secretária de Educação – Tida Freitas, Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Assuntos Indígenas – Luan Potiguara, Secretário de Agricultura e Pesca – Antônio Macedo, da coordenadora do ODM – Rosemary Farias, e dos vereadores: cacique Claudecir Braz, cacique geral Sandro Gomes, e Barra da Cagepa.
Durante a audiência, cinco pessoas se inscreveram para falar e fazer suas reivindicações.
Em sua fala, o morador da Vila Regina, Hélio da Oficina cobrou a construção de calçadas laterais da Avenida principal da Aldeia monte-mor, calçamento por trás do núcleo, quebra-molas na Rua da Gameleira e instalação de coletores de lixo nas áreas comerciais.
O indígena Adailton Cordeiro reivindicou o calçamento de acesso da Rua da Lira à Regina I e II, além de iluminação pública na localidade.
O jovem Alex Bruno, morador da Rua São Pedro, pontuou sobre a importância do calçamento das chamada ‘Cinco Ruas’ até a Regina. “É até uma solução para a gestão que tem que está passando a máquina, e quando vem a chuva, leva tudo embora”, lembrou. Destacando o importante anuncio pelo governador Ricardo Coutinho, do início da obra para a construção de estação de tratamento d´agua, que irá beneficiar toda a comunidade.
Morador da comunidade de Jaraguá, Adriano Ferreira, também elegeu como prioridade o abastecimento d´agua, e explicou em sua fala que a região sofre com a falta de novos investimentos na rede de distribuição, já que a demanda da população vem aumentando a cada dia.
“Em segundo lugar, eu coloquei estradas e rodagens. Sabemos que já foi feito a ladeira de Jaraguá a Regina, mas Jaraguá está crescendo e as outras estradas precisam de um aterro e de passar as máquinas. Por último eu coloquei esporte, porque precisamos da construção de uma quadra, de melhorias no nosso campo de futebol e da realização de campeonato de veterano”, cobrou.
Esclarecendo algumas demandas apresentadas, o secretário de Infraestrutura Natanael Leal, adiantou para o público, a informação de investimentos importante em obras de calçamento de novas ruas. Leal anunciou que já tem empresa vencedora de licitação para a construção em paralelepípedo das ruas do Conjunto Beira-Rio, e revelou notícia dada pelo prefeito Fernando Naia de recursos assegurados para a construção do acesso das Cinco Ruas até o Tiro de Guerra.
O Secretário pediu a compreensão dos moradores de Jaraguá pelo estado em que se encontra a ladeira de acesso a Gameleira. “Este ano ela já foi recuperada, no entanto, as chuvas voltou a deixar o trecho intransitável”, disse. Ele ressaltou que já está na programação as limpezas das galerias da ladeira nova da comunidade.
Em relação à iluminação pública, ele explicou que já houve a empresa vencedora, fornecedora de materiais elétricos, para a manutenção do setor e que, até o final do mês pretende atender pelo menos 90% da demanda existente na área urbana e rural da cidade.
“Foi um momento impar, muito importante, com espaço aberto, onde a população pode opinar sobre suas demandas e suas necessidades”, avaliou Rosemary Farias, coordenadora do ODM.
Perguntado nos questionários quais devem ser as áreas de foco para investimentos, a população escolheu: abastecimento, saúde e educação.
Vila Regina, Jaraguá, Regina I e II, Jaqueira, 5 Ruas e Beira Rio fazem parte da 4ª região administrativa.
Próxima audiência
A próxima plenária do Orçamento Democrático Municipal está marcada para o dia (24) deste mês, no Distrito de Salema (Escola Prefeito Gerbasi). Estão inseridas na 2ª região administrativa as localidades de Salema de Dentro, Curral de Fora, Veloso, Rua Nova, Maracujá, Rua do Gato, Rua do Ouro e Piçarreira.
O prefeito Fernando Naia não pode comparecer a I Plenária por motivos de saúde.
Codecom