29.2 C
Mamanguape
domingo, 5 maio 2024
                             

Comer peixes diminui risco de doenças no coração

Mais Lidas

Dr. Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos (Idealizador do Dia Estadual da Saúde do Coração) Lei 8.636 de 18/08/2008. Professor de Cardiologia na Faculdade de Medicina Nova Esperança, João Pessoa - PB. Diretor do Centro de Referência em Atenção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CRAS/UFPB). Médico pesquisador do Centro de Biotecnologia da UFPB. Jornalista Registro Profissional 3.520.

Peixes oleosos podem não ser tão apetitosos, mas pesquisas atuais sobre os benefícios dos ácidos graxos ômega-3 presentes nos frutos do mar reafirmam o valor de comer peixe – particularmente o oleoso – algumas vezes por semana, segundo um novo alerta da American Heart Association (AHA).

A AHA dobrou reforçou recomendando de uma a duas refeições de peixe ou marisco não fritos por semana para a melhor saúde cardiovascular – especialmente quando o peixe substitui alimentos menos saudáveis.

Existem efeitos benéficos dos frutos do mar na prevenção não apenas de doenças cardíacas, mas acidente vascular cerebral (derrame cerebral), insuficiência cardíaca (coração crescido), morte súbita cardíaca.

Para obter todos os benefícios de comer peixe, a AHA recomenda a ingestão de duas porções de peixe não frito toda semana. Comer pelo menos uma porção por semana pode ser melhor para a saúde cardiovascular do que não comer peixe, especialmente se substituir alimentos ricos em gordura saturada, sal e açúcar adicionado, de acordo com a recomendação.

Pesquisas anteriores mostram que os ácidos graxos ômega-3 do marisco beneficiam o coração de várias maneiras, inclusive diminuindo o risco de ritmos cardíacos anormais (arritmias cardíacas) que podem levar à morte súbita, diminuindo os níveis de triglicerídeos e retardando o crescimento de placas de gordura que obstruem as artérias.As pessoas devem se concentrar em comer peixe com altos níveis de ácidos graxos ômega-3, incluindo certos tipos de salmão, cavala, arenque, truta, sardinha e atum. Outros tipos de peixes e moluscos, incluindo bacalhau, peixe-gato, tilápia e camarão, ainda contêm ômega-3, mas não em quantidades tão altas.

O segredo é comer vários tipos de peixe e comê-los regularmente.

Fonte: American Heart Association

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Influenciadora digital morre ao cair de viaduto em Campina Grande

A modelo e influenciadora digital Alana Carla Guedes morreu ao cair de um viaduto em Campina Grande. Ainda não...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -