24.2 C
Mamanguape
domingo, 4 maio 2025
                          

Prefeitura de Jacaraú fecha acordo com a Embrapa-CE para cooperação e transferência de tecnologia do projeto da cajucultura

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.

A Embrapa-CE fez uma visita em Jacaraú para encaminhar o projeto que celebra o acordo de cooperação e transferência de tecnologia do projeto da cajucultura para o município.

Estiveram presentes o Prefeito Elias Costa, o Procurador Geral do município, Adilson Alves, o Secretário de Finanças e Planejamento, Valdeci Coutinho, o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Júnior André, o Secretário Adjunto, Adval Lima, o Presidente da Câmara Municipal, Lico de Doro, o Presidente do CMDRS – Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável, Ivan Coutinho e os representantes da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra, Chefe Geral e Genésio Vasconcelos, Chefe de Transferência de Tecnologias.

O projeto terá vigência de quatro anos e envolverá outros parceiros. Haverá quatro unidades experimentais em áreas distintas escolhidas com base no perfil do produtor e com abrangência e cobertura de toda área territorial do município e com essas unidades piloto, será construído o jardim clonal para que haja a tecnologia para expansão da atividade para Jacaraú, região e quem tiver o interesse.

Esse resultado, faz parte de um projeto que se iniciou em 2019, quando o prefeito Elias Costa, apresentou o projeto para os técnicos da Embrapa e foram realizadas visitas em Jacaraú para fazer análises do local, e diante disso, um diagnóstico foi apresentado com resultados do solo e do clima.

A cajucultura é caracterizada como uma das principais atividades da população de Jacaraú. “A cadeia produtiva da cajucultura é responsável por representar grande parte do potencial econômico da cidade, complementando a renda do agricultor. Tivemos reuniões e análises de solo e de clima com os técnicos da Embrapa durante esses anos, e buscamos essa parceria com intuito de ampliar e facilitar a produção do produto, pois sabemos que a população do município é envolvida com a produção ou beneficiamento da castanha de caju, o que garante trabalho e renda o ano inteiro para as famílias, e com isso ir também consolidando a marca de que somos a terra da castanha”, afirmou o prefeito Elias Costa.

O projeto para implementação do jardim clonal para o fortalecimento da cultura da castanha de caju, segue como mais um trabalho da gestão municipal que tem o objetivo de fomentar a economia do município.

Assessoria

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

Cal Filho oficializa apoio a Ruy Carneiro e a ex-prefeita de Riachão do Poço durante festa de 31 anos de Cuité de Mamanguape

Durante as comemorações pelos 31 anos de emancipação política de Cuité de Mamanguape, na noite desta sexta-feira (3), o...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -