
O prefeito Fernando Naia assinou, na noite do último sábado (24), durante encerramento do ciclo de plenárias 2019 do Orçamento Democrático Municipal (ODM), no ginásio de esportes ‘O Almirzão’, 55 contratos do programa Empreender Rio Tinto. A ação representa R$ 94 mil reais de investimento e atende pequenos empreendedores do município.
De acordo com o coordenador da Sala do Empreendedor, Helkarlan Anderson, os empreendedores passaram por um processo de inscrição, curso de capacitação, visita técnica, plano de negócio, com analises de todas as propostas até chegar à fase de aprovação.
Os recursos devem cair nas contas dos respectivos empreendedores em um prazo máximo de dez dias após os contratos serem publicados no Diário Oficial do Município.
Foram assinados os contratos do “Empreender Pessoa Física”, destinados a empreendedores com idade igual ou superior a 30 anos, e “Empreender Juventude”, para jovens de 18 a 29 anos de idade.
O prefeito do município, Fernando Naia, lembrou durante seu discurso que o programa criado pela Lei municipal (1.015/2017), é um cumprimento de uma promessa que constava em seu plano de governo. “A partir de agora torna-se uma realidade que vai ajudar pessoas que não tinham nenhum recurso para iniciar seus negócios”, comemorou durante sua fala, na abertura da plenária do Orçamento Democrático.
O prefeito destacou ainda que a média de crédito disponibilizada aos empreendedores beneficiados no Empreender Rio Tinto foi de R$ 3 mil reais, com carência de seis meses e taxa de juros a 0,64% ao mês.
O empreender Rio Tinto tem como prioridade a concessão de crédito produtivo orientado com o objetivo de incentivar a geração de ocupação e renda entre os empreendedores, bem como apoiar e fortalecer a economia solidária, o microempreendedor individual, o microempresário, o empresário de pequeno porte.
Sala do Empreendedor
A cidade de Rio Tinto conta atualmente com um espaço para tirar dúvidas sobre abertura e fechamento de empresas, fornecer informações contábeis, capacitar micro e pequenos empresários para gerir melhor o próprio negócio e fomentar o empreendedorismo local. Além disso, fazer tudo de forma fácil e sem burocracias. Essas são as prerrogativas da Sala do Empreendedor, local que foi inaugurado pela gestão municipal no dia 20 de julho de 2018, no Mercado Público da cidade.
Na Paraíba, de acordo com o último levantamento do Sebrae, existem 80 salas em funcionamento – o que corresponde a 36% das cidades paraibanas sendo atendidas pelo local.