A prefeitura de Mamanguape promoveu na última sexta-feira (14) a formatura e comemorou o sucesso de sua residência médica em Medicina de Família e Comunidade, formando a 2ª turma de residentes.
Ao lado da prefeita Eunice, Rafael Aires e Maysa Toscano, o vereador Neto da Saúde comemorou o sucesso do programa de Residência Médica. O Programa começou a ser tentado ainda em 2017, lembra o vereador Neto da Saúde: “Infelizmente em 2017 não tínhamos a credibilidade que conquistamos com o passar dos anos. Na realidade, os próprios órgãos de fiscalização viam com maus olhos a cidade de Mamanguape. A instituição de ensino que procuramos na época sabia da má fama da cidade”, garante o parlamentar.
“Sabíamos dos benefícios que o programa teria para nossa cidade, sabíamos que para merecer tínhamos um longo percurso a percorrer para ter uma residência como esta”.
O programa foi aprovado em 2019 e iniciado em 2020 e de lá para cá se notabilizou por alguns feitos, criou protocolos de atendimento, incluindo protocolos durante a Pandemia que foram replicados por todo estado dentre tantas outras conquistas.
A Residência foi pioneira na Paraíba, incentivou diversos outros municípios posteriormente e contou com apoios importantes na época como os médicos Dra. Míriam e Dr. Eulâmpio, além disso, do atual Diretor de Programa da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde Dr. Felipe Proenço.
“Saímos de uma situação de bloqueio de recursos, punições pela CGU, desconfiança da Auditoria/SES para um panorama totalmente diferente em 2019. Tínhamos credibilidade e confiança onde passávamos e éramos enfim merecedores de uma Residência Médica“.
O vereador também agradeceu aos médicos Dr. João Arthur, Dr. Lucas Figueiredo e Dra. Camila Lins pela confiança em Mamanguape e pelos relevantes serviços prestados, assim como aos preceptores Dr. Lenildo e Dr. Wellington.
Assessoria