O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Mamanguape, coordenado pela juíza Juliana Duarte Maroja, deu início, na manhã desta terça-feira (6), a um esforço concentrado para a realização de perícias médicas relacionadas a processos do seguro DPVAT. A magistrada informou que as perícias estão sendo realizadas presencialmente, mas com a adoção de todos os protocolos de segurança devido à atual necessidade de distanciamento social, ocasionado pela Covid-19.
O mutirão segue com perícias até esta sexta-feira (9), com 135 processos agendados. De acordo com a juíza Juliana Maroja, que é responsável, também, pelo Juizado Especial Misto da Comarca, as audiências de conciliação dos processos cujas perícias estão sendo apreciadas serão feitas na modalidade virtual. “Adentra no Fórum apenas a parte a ser periciada. Para evitar tumulto, serão realizadas em torno de 35 perícias por dia”, destacou, acrescentando que são processos que remontam de 2015.
As audiências virtuais, na tentativa de promover a conciliação destes processos, ocorrerão no período de 13 a 19 deste mês. A gerente do Fórum Desembargador Miguel Levino de Oliveira Ramos, Cândida Maria Câmara de Andrade, explicou a logística adotada para promover as medidas de segurança e prevenção ao coronavírus (Covid-19).
“Estamos tomando todos os cuidados devido ao atual momento de pandemia. Assim que a parte chega, lava as mãos com água e sabão em um equipamento disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Mamanguape. Além disso, verificamos a temperatura, passamos álcool em gel e encaminhamos a pessoa ao pátio do fórum. No local, foram montados dois toldos com 100 cadeiras, respeitando o distanciamento social. Todos devem estar com suas respectivas máscaras”, enumerou Cândida de Andrade.
A gerente destacou, ainda, o trabalho da equipe de servidores. “Eles se desdobraram para garantir que o mutirão fosse realizado da forma mais segura possível. Agradeço à servidora Eva Wilma e aos oficiais de justiça José Vicente, Valdez Galdino, José Carlos, Romonilson, Acácio e Leandro”, comentou.
Seguro DPVAT – O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, mais conhecido como Seguro DPVAT, existe desde 1974. É um seguro de caráter social que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sem apuração de culpa, seja motorista, passageiro ou pedestre. O DPVAT oferece coberturas para três naturezas de danos: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS).
Por Celina Modesto/Gecom-TJPB