29.6 C
Mamanguape
segunda-feira, 25 novembro 2024
                             

Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de Rio Tinto forma 45 indígenas

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.

Na manhã desta quinta-feira (31), o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania Indígena (Cejusc-Indígena) da Comarca de Rio Tinto fará a entrega de 45 certificados do Curso de Conciliação Extrajudicial para Povo Indígena. A solenidade será realizada no Fórum de Rio Tinto ‘Desembargador Francisco Espínola’ e coordenada pelo juiz da Vara Única do Município e coordenador do Centro, Judson Kildere Nascimento Faheina.

O Curso de Conciliação Extrajudicial para Povo Indígena Potiguara é promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e Cejusc-Indígena, em parceria com a Escola Superior de Magistratura (Esma).

Esta semana, os caciques das aldeias Potiguara, Sandro Gomes Barbosa, e Monte-Mor, Claudecir da Silva Braz, estiveram reunidos com o magistrado, para definir os detalhes do evento. Com os certificados em mãos, os indígenas estão aptos a resolver conflitos nas aldeias utilizando métodos conciliatórios. Entre os problemas comuns que eles poderão atuar estão disputas de terra, divisão de bens, separação de casais e pensão alimentícia. Por meio da conciliação é possível resolver pequenos conflitos, que podem ser resolvidos internamente, cheguem até o Judiciário.

Rio Tinto foi a primeira comarca da região Nordeste a instalar um Centro de Conciliação Indígena. Os mais de 45 indígenas capacitados são de 32 aldeias. Eles foram indicados por liderança para este trabalho de aprendizagem.

Por Fernando Patriota

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

Lei da deputada Danielle do Vale garante ingressos mais acessíveis para pessoas com deficiência em eventos culturais na Paraíba

Foi sancionado na Paraíba o Projeto de Lei N.º 566/2023, de autoria da deputada estadual Danielle do Vale, que...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -