
A Secretaria Municipal de Educação de Baía da Traição confirmou para a próxima sexta-feira (22), a realização de uma audiência pública com o objetivo de discutir o processo seletivo diferenciado para contratação de professores indígenas. O evento ocorre a partir da 9 horas no ginásio de esportes da cidade.
Em contato com a redação do PBVale, a secretária de educação, Fátima Lima assegurou que o município preza pelo respeito e cumprimento a (LDB) de 1996. A educação indígena é a educação voltada para os povos indígenas, respeitando suas especificidades culturais e procurando preservar suas culturas tradicionais, considerou.
“A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, no Artigo 78, estabelece “…o desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngüe e intercultural aos povos indígenas, com os objetivos de: proporcionar aos índios, suas comunidade e povos, a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências; e garantir aos índios, suas comunidades e povos o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não indígenas”.
Fátima acrescentou que “a realização dessa audiência pública pretende discutir com a comunidade indígena critérios de seleção, através de processo seletivo diferenciado para professores indígenas, com atuação nas escolas municipais, localizadas nas aldeias do município de Baía da Traição, abrangendo as 11 escolas municipais”.
PBVale