23 C
Mamanguape
domingo, 4 maio 2025
                          

Vereador Bruno Brito apresenta Projeto de Lei em Defesa do Autismo em Itapororoca

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.

O vereador Bruno Brito apresentou um Projeto de Lei voltado para a garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus familiares no município de Itapororoca.

O projeto reforça o compromisso do parlamentar com uma de suas principais promessas de campanha, que é a defesa das pessoas com TEA e a implementação de políticas públicas inclusivas.

Compromisso com a Causa

Bruno Brito destacou que a iniciativa busca promover acesso integral à saúde, educação e assistência social para pessoas com autismo. “Que nossa Itapororoca faça a diferença garantindo o acesso à saúde, incluindo tratamento integral de acordo com as necessidades. Com sensibilidade e compromisso ao autista e sua família”, enfatizou o vereador.

Diretrizes do Projeto

O Projeto de Lei estabelece a criação de uma Política Pública Municipal específica para as pessoas com TEA, assegurando direitos fundamentais como:

  • Atenção integral à saúde, com diagnóstico precoce, atendimento multiprofissional e acesso a medicamentos e alimentação adequada.
  • Educação inclusiva, com matrícula garantida na rede municipal de ensino, oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e suporte pedagógico.
  • Capacitação de profissionais da saúde, educação e assistência social para melhor atender às necessidades das pessoas com autismo.

Proteção contra discriminação e violência, garantindo canais de denúncia e medidas de combate a qualquer forma de abuso.

Apoio às famílias, incluindo suporte psicológico e social para os responsáveis.

  • Inserção no mercado de trabalho, incentivando a inclusão produtiva das pessoas com TEA.

Além disso, o projeto prevê a criação de um cadastro municipal para mapear as pessoas com autismo no município, facilitando a implementação de políticas eficazes.

Avanço na Inclusão

O Projeto de Lei de Bruno Brito segue a legislação nacional, incluindo a Lei Federal 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA. A iniciativa agora segue para tramitação na Câmara Municipal e, se aprovada, representará um marco na inclusão e na defesa dos direitos das pessoas com autismo em Itapororoca.

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

Cal Filho oficializa apoio a Ruy Carneiro e a ex-prefeita de Riachão do Poço durante festa de 31 anos de Cuité de Mamanguape

Durante as comemorações pelos 31 anos de emancipação política de Cuité de Mamanguape, na noite desta sexta-feira (3), o...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -