25.2 C
Mamanguape
quinta-feira, 20 fevereiro 2025
                             

Vereador Bruno Brito apresenta Projeto de Lei em Defesa do Autismo em Itapororoca

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.

O vereador Bruno Brito apresentou um Projeto de Lei voltado para a garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus familiares no município de Itapororoca.

O projeto reforça o compromisso do parlamentar com uma de suas principais promessas de campanha, que é a defesa das pessoas com TEA e a implementação de políticas públicas inclusivas.

Compromisso com a Causa

Bruno Brito destacou que a iniciativa busca promover acesso integral à saúde, educação e assistência social para pessoas com autismo. “Que nossa Itapororoca faça a diferença garantindo o acesso à saúde, incluindo tratamento integral de acordo com as necessidades. Com sensibilidade e compromisso ao autista e sua família”, enfatizou o vereador.

Diretrizes do Projeto

O Projeto de Lei estabelece a criação de uma Política Pública Municipal específica para as pessoas com TEA, assegurando direitos fundamentais como:

  • Atenção integral à saúde, com diagnóstico precoce, atendimento multiprofissional e acesso a medicamentos e alimentação adequada.
  • Educação inclusiva, com matrícula garantida na rede municipal de ensino, oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e suporte pedagógico.
  • Capacitação de profissionais da saúde, educação e assistência social para melhor atender às necessidades das pessoas com autismo.

Proteção contra discriminação e violência, garantindo canais de denúncia e medidas de combate a qualquer forma de abuso.

Apoio às famílias, incluindo suporte psicológico e social para os responsáveis.

  • Inserção no mercado de trabalho, incentivando a inclusão produtiva das pessoas com TEA.

Além disso, o projeto prevê a criação de um cadastro municipal para mapear as pessoas com autismo no município, facilitando a implementação de políticas eficazes.

Avanço na Inclusão

O Projeto de Lei de Bruno Brito segue a legislação nacional, incluindo a Lei Federal 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA. A iniciativa agora segue para tramitação na Câmara Municipal e, se aprovada, representará um marco na inclusão e na defesa dos direitos das pessoas com autismo em Itapororoca.

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

Cícero Lucena anuncia mais quatro secretários de sua nova gestão em João Pessoa

O prefeito Cícero Lucena anunciou nesta quinta-feira (20) os nomes de mais quatro secretários que irão compor o primeiro...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -