A urgência pediátrica do Hospital Geral de Mamanguape atendeu, em 2018, 19.544 pacientes, uma média de 1.620 crianças por mês. Dos casos com maior número de incidências destacam-se: os distúrbios gastrointestinais (3.808), quedas (994), intoxicação (327), corpo estranho (321), queimaduras (105) e atendimentos clínicos. A urgência funciona 24h, e assiste aos pequenos moradores dos municípios que compõem a região do Vale do Mamanguape.
Sobre a dinâmica desse atendimento, Laíz Fernandes, supervisora assistencial da urgência pediátrica da unidade de saúde, explicou como ocorre a assistência. “A criança ao chegar na urgência é acolhida e de imediato passa pela classificação de risco, passando pela avaliação da equipe de enfermagem. Após esse momento todos os procedimentos são realizados e um médico a avalia. Se necessário são realizados os exames laboratoriais e de imagens, para um diagnostico mais preciso da equipe médica dando continuidade à assistência até a sua alta hospitalar,” destacou.
De acordo com a pediatra da unidade de saúde, Michelyne Silva, a incidência de atendimentos de urgência em pediatria, os distúrbios gastrointestinais se reflete na sazonalidade das patologias mais observadas na faixa etária pediátrica. “Distúrbios gastrointestinais pediátricos referem-se a uma série de doenças que podem afetar o esôfago, o estômago e até o intestino delgado, assim também como cólon e reto. Os distúrbios mais comuns que causam algum tipo de dano incluem: a doença do refluxo gastroesofágico, diarreia aguda ou crônica, constipação e alergia.”, explicou.
O diretor da unidade de saúde, Reginaldo Lota, destaca que os profissionais e as instalações da unidade hospitalar prezam por assistência humanizada para atender os pequenos do Vale de Mamanguape. “Pensamos em oferecer às nossas crianças um ambiente acolhedor, capaz de produzir um efeito terapêutico, e contribuir para que o processo de hospitalização seja menos doloroso possível. Procuramos, além da humanização dos espaços assistenciais, fazer com que nossos profissionais prestem um cuidado diferenciado. A empatia é um dos pilares para que possamos garantir uma assistência de qualidade”, destacou.
Perfil – O Hospital Geral de Mamanguape, construído pelo Governo do Estado da Paraíba em 02 de julho de 2014, conta com 70 leitos e oferece aos pacientes exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-X. Quase 500 profissionais estão envolvidos no funcionamento da unidade, que presta atendimento aos moradores dos municípios que compõem a região do Vale do Mamanguape: Rio Tinto, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Marcação e Mataraca.