O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Mamanguape, sob o comando da pré-candidata a prefeita, Maria Eunice Pessoa, realizou na tarde do último sábado (23), sua 7ª Plenária na sede da Associação dos Moradores da região de Camaratuba, zona rural de Mamanguape, ouvindo a população com o objetivo de incorporar ao Plano de Governo, para ser apresentado nas eleições de outubro deste ano.
Segundo a organização do evento, mesmo num horário incomum, a plenária foi um sucesso, contando com a importante presença e participação de moradores de Camaratuba e circunvizinhanças que puderam expor os anseios e dificuldades de toda região.
Moradores que usaram a fala apresentaram questões como à implantação do ensino médio na região de Camaratuba, a ampliação do cemitério, projeto para juventude, incentivos no esporte, na arte, na educação e uma atenção melhor dos governantes para o social. Um dos pontos criticados pelos presentes foi a ausência de médicos para atendimentos na unidade de saúde da família, fazendo com que busquem os serviços no Hospital Geral de Mamanguape, em seus próprios carros ou veículos alugados.
Também foram apresentados pedidos de políticas para a juventude e o uso de prédios públicos com cursos na área de línguas, habitações, construção de calçamento e manutenção das estradas.
Os apelos apresentados na área da agricultura e a solução definitiva para os problemas de abastecimento da água em Camaratuba, além da questão da “titularização” de posse dos lotes para os agricultores da comunidade e irrigação no período da seca foram itens bastante debatidos.
No discurso, Maria Eunice falou sobre a questão dos títulos dos lotes para agricultores de Camaratuba, que já foi apresentada no gabinete do deputado estadual Ricardo Barbosa, na Assembleia Legislativa da Paraíba. A socialista falou dos poços artesianos pedidos por meio de solicitação da associação dos moradores local.
Eunice lembrou a importância de investimentos na agricultura com abastecimento d’água, ações que evitam o êxodo rural, fazendo com que seja fortalecida a base da agricultura familiar.
A pré-candidata disse que os pedidos serão levados para discussão, destacando a importância de cada fala, baseado nas necessidades, desde políticas para juventude, praças, construção do calçamento da entrada de Camaratuba, estradas, casas, educação e melhoramento no serviço de saúde. “Foram ouvidas atentamente por todos os presentes e sem dúvidas serão de grande valor pra elaboração de um plano de governo”, ratificou Eunice.
Por Alex Figueiredo