
Shows artísticos, forró pé-de-serra, comidas de milho, apresentações de quadrilhas e homenagem ao professor de história e música, Vicente Elias Soares, marcaram os dias de programação junina na Praça João Pessoa, no centro de Rio Tinto. Os festejos aconteceram do dia (22) ao dia (24).
Com a presença do prefeito Fernando Naia, vereadores, secretários e auxiliares, convidados e população em geral, o sítio Vicente Elias Soares, montado próximo ao calçadão da Praça, foi o espaço de visitas das famílias rio-tintense, e um público que visitou a cidade de vários recantos do Vale do Mamanguape, para prestigiar a sua abertura, na noite do dia (22).

Sob a regência do maestro Adailton, a banda de Música Municipal Antônio Cruz, executou canções do período, como “coisas que o lua toca”, asa branca e feira de mangaio do paraibano Sivuca, fortalecendo a cultura e o espírito junino, sendo a “porta de entrada” da noite, coroando a abertura do sítio.
Ao lado da filha do professor Vicente Elias, a senhora Vangeane Soares, o prefeito Fernando Naia deu as boas vindas a população e desejou um São João abençoado e festivo a todos os rio-tintenses. Emocionado, Naia lembrou do grande artista que foi Vicente, e destacou sua contribuição para os festejos juninos de Rio Tinto.

“Toda a homenagem feita a Vicente Elias é pouca diante de tudo que ele fez pela cultura de Rio Tinto. Defendo que o nome dessa Praça passe a se chamar Praça Vicente Elias Soares, porque ele é o grande ícone da cultura popular de Rio Tinto”, explanou o gestor.
A filha do professor agradeceu a homenagem feita pelo governo municipal e parabenizou a equipe de ornamentação e o prefeito Fernando Naia pelo idealismo do sítio Vicente Elias Soares.
No espaço, resgatando a tradição, com estilo bem matutino, foram distribuídos comidas de milho, enquanto centenas de visitantes vaziam fotografias na decoração da igreja, casinha de taipa e nos arcos instalados na extensão do calçadão.
“Parabéns ao prefeito e organizadores, fazia tempo que não via a cidade de Rio Tinto linda, mesmo não sendo riotintense, amo essa cidade”, afirmou Cris Amorim.
“Show, arrasaram, tudo perfeito, parabéns a todos os colaboradores pra prestigiar o verdadeiro São João da Prefeitura”, declarou Lili Farias, que ficou encantada com as imagens.
Na mesma noite, se apresentaram no palco do Forró, as bandas Luciano Xote Show, Duquinha e Rafael Sacanão. No dia 23, foi a vez das apresentações das Quadrilhas das crianças e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do grupo da Melhor Idade, do Centro de Vivência do Idoso. Ao final, houve a apresentação da Banda Falange Nordestina.
Na tarde do dia 24, foi o encerramento da programação na Praça João Pessoa, com as brincadeiras tradicionais de pau de sebo, corrida do ovo, corrida do milho, corrida do carro de mão e corrida do saco. A Prefeitura disponibilizou premiações para os vencedores de todas as categorias.
No mesmo dia, a Prefeitura apoiou as brincadeiras tradicionais na mesma modalidade, das comunidades de Jaraguá e Veloso, onde aconteceu também, apresentação de forró pé-de-serra.
A programação do São João 2017 de Rio Tinto terá continuidade nesta quarta-feira (28) e na quinta-feira (29).
Hoje aconteceu o forró nas comunidades de Jaraguá, com Elto Show e trio pé-de-serrá, e comidas típicas, e na Barra de Mamanguape, show com Forró do Bossa e apresentações de Quadrilhas.
Amanhã, (29), haverá programação em Rio do Banco com Edson Farradão e apresentações de Quadrilhas, e no centro da cidade, no Arraiá Bom Te Ver – na Rua do Aristides, a festa fica por conta da Banda Forró Zabumbado e apresentações de Quadrilhas e brincadeiras tradicionais.