31.7 C
Mamanguape
sexta-feira, 15 novembro 2024
                             

Saiba locais de votação, quais documentos levar e o que não fazer nas eleições

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.
Biometria não dispensa documento com foto
Biometria não dispensa documento com foto

Milhões de pessoas vão às urnas neste domingo (2) em todo Brasil para escolher os prefeitos e vereadores que atuarão nos próximos quatro anos. Apesar de a votação ser um procedimento simples, os eleitores precisam ficar atentos a algumas exigências e restrições durante as Eleições. Veja vídeo mais abaixo e saiba o passo a passo das Eleições 2016.

O primeiro ponto diz respeito ao horário das votações, que vai das 8h às 17h. Porém, se ao término deste período ainda houver pessoas em filas de sessões as votações serão liberadas. A zona e a sessão de votação são indicadas no título de eleitor, mas que não tiver o documento em mãos pode consultar essas informações no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores levem uma “cola” com números de seus candidatos e permite o uso de camisetas, bandeiras, bonés e bottons alusivos aos seus escolhidos.

No entanto, fica proibido aos eleitores distribuir “santinhos” ou tentar convencer outras pessoas a votarem em determinado candidato. O eleitor também não pode tirar fotos ou fazer vídeos na cabine eleitoral. Para evitar problemas com a Justiça, celulares ou máquinas fotográficas devem ser entregues ao presidente da sessão.

Para votar, é obrigatório que o eleitor leve documento oficial com foto, que pode ser RG, Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Certificado de Reservista ou carteira profissional reconhecida por lei. A Justiça Eleitoral recomenda que o título de eleitor também seja levado, mas ninguém será impedido de votar caso não esteja com o documento.

Antes de votar, os eleitores passarão por identificação na urna biométrica. Se a biometria não funcionar após oito tentativas, o presidente da sessão ficará autorizado a liberar a votação da maneira convencional. 

Do Portal Correio

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

Barroso após explosões no STF: “Onde nos perdemos em mundo de ódio?”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, abriu a sessão desta quinta-feira (14/11) com uma fala sobre...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -