O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Barbosa (PSB), esteve em Brasília reunido com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg Ribeiro de Freitas, para tratar da reinstalação da sede daquele órgão em João Pessoa, que foi transferida para Fortaleza. O deputado Agnaldo Ribeiro, líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, acompanhou Barbosa na audiência.
Ele já esteve em outras três ocasiões em audiência na Funai acompanhado do cacique geral potiguar Sandro Gomes Barbosa, vereador por Rio Tinto, e outros caciques do Vale do Mamanguape, insistindo no retorno da Funai, bem como em audiência com o líder do Governo Federal no Congresso Nacional, deputado André Moura.
“Não descansaremos até conseguirmos a reinstalação da sede da Funai na Paraíba, uma luta que encampamos ao lado dos indígenas do Vale do Mamanguape, entre tantas outras que empreendemos em benefício da região. É uma luta redentora dos nossos indígenas”, disse o deputado, para quem um desfecho satisfatório já está se aproximando.
Barbosa considerou a transferência da sede da Funai para Fortaleza “uma grande perda para a Paraíba”, já que o Estado conta com a mais populosa etnia indígena do Nordeste, principalmente no litoral norte.
Além das audiências formais, o deputado tem feito tratativas no âmbito do Congresso Nacional e da própria Funai de forma reiterada, acompanhando de perto cada avanço das negociações. “E as expectativas são extremamente alvissareiras”, assinalou.