
O ano de 2019 era para ser de aposentadoria para Renata Santos. Depois de completar 20 anos de carnaval e 10 anos de Mangueira, Renata tinha planejado pendurar o biquíni e a purpurina. Mas, tudo mudou e ela está de volta, agora em 2020. E agora como musa do Salgueiro.
Com tudo acontecendo muito rápido, a ascensão de Renata Santos ao cargo de musa do Salgueiro só lhe deu certeza de que não deveria ter parado.
“Algumas pessoas que conviveram na Mangueira não entenderam muito bem a minha decisão de voltar e em outra escola. Mas o carnaval tem dessas coisas. Queria parar, mas foi bom para eu seguir. E escutei de muita gente que eu não deveria parar mesmo, já que eu gosto tanto”, conta.
Pé quente, a data da sonhada e planejada despedida da Sapucaí foi no ano do emblemático bicampeonato da verde e rosa. “No desfile de 2019 passou um filme na minha cabeça e aquela sensação de que eu nunca mais pisaria ali. Tive uma história muito linda com a Mangueira e vai estar para sempre no meu coração. Tenho certeza que todo mundo lá torce por mim.”
Sensação de estreia
Mesmo em seu 21° ano na Avenida, frio na barriga é o que não falta para Renata Santos. “Está sendo maravilhoso. Tenho tanto tempo de carnaval, mas parece que eu comecei agora. Tenho cada vez mais vontade de estar presente e participar de cada etapa. Estou revigorada e muito feliz.”

De olho na fantasia e no corpão
Na rotina regrada com exercício físico, Renata, de 37 anos, saiu na frente para manter a boa forma para o carnaval. E para fazer bonito na nova escola. “Estou fazendo dieta desde julho. Treino pelo menos de duas a três horas por dia. Faço musculação, aeróbico, alongamento e ioga. A idade passa e a gente precisa alongar tudo para não ficar sentindo dor. Quero que tudo esteja perfeito para o meu retorno — e estreia.”


