
A Câmara acaba de aprovar emenda aglutinativa do deputado Celso Russomano (PRB-SP) que estabelece o financiamento de campanha de pessoas jurídica e física aos partidos políticos, mas limita à pessoa física a doação a candidatos a cargos eletivos. A proposta determina ainda que os limites máximos de arrecadação e gastos para cada cargo eletivo serão definidos em lei a ser aprovada pelo Congresso Nacional.
A aprovação da emenda recebeu 330 votos a favor, 141, contra e 1 abstenção. Esta é a primeira matéria da reforma política aprovada pela Câmara. Como se trata de uma emenda a uma proposta de emenda à Constituição, o dispositivo precisa ser aprovado também em segundo turno para ser enviado para apreciação do Senado, onde, tem que passar por duas votações.
Com aprovação do item financiamento de campanha, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), encerrou a sessão e abriu imediatamente outra para votar o dispositivo que trata do fim ou não da reeleição para os cargos de prefeito, governador e presidente da República. Para ser aprovada, são necessários um mínimo de 308 votos.
Saiba quais foram os deputados paraibanos que votaram (hoje 27/05) a favor do financiamento de empresas privadas a partidos políticos:
Efraim Filho (DEM): SIM
Hugo Motta (PMDB): SIM
Manuel Junior (PMDB): SIM
Veneziano (PMDB): SIM
Aguinaldo Ribeiro (PP): SIM
Wellington Roberto (PR): SIM
Rômulo Gouveia (PSD): SIM
Pedro Cunha Lima (PSDB): SIM
Wilson Filho (PTB): SIM
Benjamin Maranhão (SDD): SIM
Votaram contra o financiamento de empresas a partidos políticos:
Damião Feliciano (PDT): NÃO
Luiz Couto (PT): NÃO
DEVERIAM REFORMAR O CÓDIGO PENAL BRASILEIRO, ARCAICO DE 1940/41.
O CRIMINOSO DEVE PAGAR PELO CRIME SEJA QUAL FOR SUA IDADE.
CUMPRIR PENA EM REGIME FECHADO, PRISÃO PERPÉTUA PARA CORRUPÇÃO E CRIMES BARBAROS HEDIONDOS.
MAS ISSO NÃO INTERESSA AOS PARLAMENTARES COMPRARIAM UMA BRIGA COM O CRIME ORGANIZADO E COM OS DIREITOS DESUMANOS.
COVARDES SÓ VOTAM O QUE LHES INTERESSA.