31.5 C
Mamanguape
domingo, 24 novembro 2024
                             

PSD e MDB lideram em número de Capitais. PL tem maior crescimento; veja os eleitos

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.

Encerrado o segundo turno nas 15 capitais que restavam para definição de prefeitos nas eleições de 2024, dois partidos empataram no primeiro lugar na somatória total. PSD e MDB comandarão cinco capitais cada. O maior salto, porém, foi dado pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Sem eleger prefeito nessas cidades em 2020, o PL conquistou quatro desta vez.

O MDB já ocupava espaços de liderança nas eleições municipais anteriores. Em 2016, elegeu quatro prefeitos de capitais, aumentando esse número para cinco em 2020, quantia que prevalece. O PSD, por outro lado, apresentou um crescimento constante, com respectivamente um, dois e cinco prefeituras do tipo nos três pleitos. Esses também são os dois partidos com maior número total de municípios.

Confira o histórico de desempenho de cada partido nas capitais:

Além de liderar no número de prefeituras, o MDB elegeu o prefeito da maior metrópole brasileira, São Paulo. Ricardo Nunes ganhou como vice em 2020 na chapa do tucano Bruno Covas, falecido em 2021. Desta vez, porém, ele venceu como cabeça de chapa.

Paralelamente, o PSDB continuou seu processo de derretimento. Em 2016, os tucanos alcançaram a vitória em sete capitais. Na eleição seguinte, o número caiu para quatro. O partido não elegeu chefe de Executivo municipal nas sedes estaduais. O mesmo aconteceu com o PDT, que também passou o ano zerado, depois de ter feito quatro prefeitos em 2016.

Um partido que apresentou ligeira recuperação na disputa pelas capitais foi o PT. Em 2016, o partido do presidente Lula elegeu apenas o prefeito de Rio Branco (AC), Marcus Alexandre. Nas eleições de 2020, a situação piorou, sem vencer em qualquer capital. Agora a sigla emplacou a prefeitura de Fortaleza (CE), com o nome de Evandro Leitão.

Outros dois partidos que elegeram prefeitos em capitais em 2020 ficaram sem nenhuma em 2024: o Cidadania elegeu naquele ano o prefeito de Macapá (AP), Dr. Furlan, que migrou para o MDB. O Psol elegeu o atual prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues, que foi eliminado ainda no primeiro turno nestas eleições, alcançando menos de 10% do eleitorado de sua cidade.

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

“Índices que refletem na qualidade de vida da população”, afirma prefeita de Monteiro, Anna Lorena, ao receber o Selo Unicef

Monteiro foi reconhecido, na última quinta-feira (21), com o Selo Unicef, um prêmio que celebra os avanços do município...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -