O projeto ‘Viva o Peixe-boi Marinho’, que visa a proteção do Trichechus manatus, em perigo de extinção no Brasil, vai expandir as ações Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. O grupo atua desde 2013 para tentar reverter a situação da espécie e atua, até então, na Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape, litoral norte da Paraíba.
O PVPBM é uma estratégia de conservação e pesquisa da Fundação Mamíferos Aquáticos para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. O projeto atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite , resgate, acompanhamento e reintrodução de filhotes ao ambiente natural, educação ambiental, cultura, turismo ecológico e políticas públicas voltadas para conservação da espécie e áreas marinhas protegidas.
Segundo, João Carlos Gomes, coordenador do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, as ações desenvolvidas serão de acordo com caracteristicas específicas para preservção da espécie, encontradas em cada estado contemplado.
“Os habitats utilizados por estes animais encontram-se seriamente comprometidos. Em Sergipe, por exemplo, apesar de a região ser dotada de atributos ecológicos propícios ao peixe-boi marinho, o grande problema é a questão do tráfego de embarcações motorizadas em áreas de ocorrência da espécie. Desta forma, neste estado, nós vamos atuar monitorando os peixes-bois marinhos reintroduzidos e desenvolvendo ações de educação ambiental”, destacou João Carlos Gomes.
G1 Paraíba