O governador João Azevêdo assinou, na última sexta-feira (27), a ordem de serviço que autoriza o início das obras de reforma e adequação das instalações do Hospital Distrital Dr. José Gomes da Silva, em Itaporanga, no Sertão. Com um investimento superior a R$ 17 milhões, a reforma da unidade será financiada com recursos do contrato entre o Governo do Estado e o Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID), por meio do Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Projeto Amar).
De acordo com o secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Ari Reis, a iniciativa é um marco histórico para a saúde pública em Itaporanga, e demonstra o compromisso da gestão para entregar à população um equipamento moderno e que será referência na atenção à saúde materno infantil de alta complexidade para toda a região do Vale do Piancó. “Esse projeto vai transformar o atendimento e fortalecer a estrutura hospitalar da região, levando mais qualidade de vida e dignidade para milhares de paraibanos”, destacou.
Além da ampliação do número de leitos, que sairá de 53 para 79, a reforma do Hospital Distrital de Itaporanga prevê a reestruturação do Centro de Parto Normal (CPN) com duas novas salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP), totalizando 3 salas, e a instalação de 5 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucinco) e 3 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (Ucinca).
Está prevista ainda a construção de um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), com a oferta de exames de tomografia, ultrassonografia e raio-x, bem como uma nova Central de Material Esterilizado (CME), nova Unidade Produtora de Refeições (UPR), nova Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) e uma nova farmácia.
A diretora-geral do Hospital Distrital de Itaporanga, Shyrleyanne Brasileiro, ressaltou a importância da obra para a melhoria do fluxo e dos atendimentos na unidade. “É mais uma ação do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde que vai beneficiar de forma direta a 7ª Região de Saúde, com melhorias na estrutura física do hospital e na mobília de fluxo, de assistência em saúde e de assistência profissional”. pontuou ao frisar os investimentos em equipamentos.
Já a coordenadora do Projeto Amar, Rosa Márcia, ressaltou que as intervenções na infraestrutura atendem a uma reivindicação antiga dos moradores da região do Vale do Piancó. “Além disso, as ações de melhorias e reestruturação desse e outros equipamentos de saúde, que compõem a lista de unidades a serem reformadas pelo programa, também refletem o compromisso da gestão estadual em ampliar os serviços de saúde oferecidos pela rede hospitalar da Paraíba, com mais acesso e qualidade para a população.”, pontuou.
Projeto Amar – O Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Projeto Amar), desenvolvido pelo Governo do Estado, é um investimento que visa o fortalecimento da ação do SUS na Paraíba, com melhorias na oferta de serviços essenciais e com o fortalecimento da rede de serviços baseada na Atenção Primária, por meio do aumento das capacitações clínicas e do treinamento permanente das equipes nos protocolos de linha de cuidado. Além disso, o projeto, que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também busca contribuir para a agenda de inovação por meio do financiamento de novas tecnologias em saúde.