
Mais de 100 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa e da 1ª Macrorregião do Estado da Paraíba participaram de uma qualificação sobre transporte aeromédico, fisiologia do vôo e gerenciamento de cabine. O curso teve início na quinta-feira (23) e encerrou nesta sexta-feira (24) na Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Durante a capacitação, os profissionais tiveram aulas sobre os procedimentos de emergência em acidente aéreo e noções sobre o funcionamento interno de uma aeronave, possibilitando um atendimento mais especializado das equipes. As aulas foram ministradas pelo Brigadeiro médico Eduardo Serra Negra Camerini e direcionadas para os médicos, enfermeiros e coordenadores do serviço. “Estamos muito honrados em receber o Dr. Camerini, um profissional com larga experiência na área de transporte aeromédico. Não podemos deixar de agradecer a todos os responsáveis pela a organização do evento”, disse Ronaldo Bezerra, presidente do Coren-PB e coordenador de enfermagem do Samu.
De acordo com o coordenador geral do Samu, Márcio Gomes Ferreira, a qualificação é uma forma de incentivar a educação continuada e aprimorar o atendimento prestado à população. “Mais uma vez estamos trazendo instrutores de reconhecimento nacional para transmitir conhecimentos de alto nível técnico, fazendo com que nossa prestação de serviço à população seja cada vez mais eficaz”, afirmou.
O curso é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) e UFPB. “Nossa gestão no Coren-PB tem investido maciçamente em parcerias para levar mais conhecimento para a categoria de enfermagem para que ela possa, cada vez mais, exercer suas atividades de maneira mais humanizada e embasada cientificamente. Essa parceria é de extrema importância para qualificação dos profissionais do Samu de João Pessoa e da 1ª macrorregião do Estado da Paraíba”, completa Ronaldo Bezerra.
Da redação
Com assessoria