
Os médicos e enfermeiros da Atenção Básica e coordenação da Vigilância Epidemiológica do município de Rio Tinto participaram na última terça-feira (23), de uma capacitação sobre Hepatites Virais. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no auditório da Escola de Enfermagem Rosa Mística, em Mamanguape, com o propósito de aprimorar o diagnóstico precoce das hepatites virais.
De acordo com a doutora Juliana Barbosa que ministrou a capacitação, a doença, que pode ser causada pelos vírus A, B e C, continua sendo um problema de saúde pública mundial. Na oportunidade, a médica explicou como ocorre a transmissão, a importância do diagnóstico precoce, o planejamento das ações de prevenção, ofertas de testes rápidos, fluxograma de atendimento e tratamentos.
As coordenações de Atenção Básica e Vigilância em Saúde de Rio Tinto destacaram a importância de incentivar a realização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de testes rápidos, especialmente nos grupos considerados de risco, como gestantes, pessoas em idade fértil ou pessoas com alguma doença sexualmente transmissível.
A secretária de saúde de Rio Tinto, Isabel Regina, afirmou que a Secretaria busca sempre a capacitação dos seus profissionais, objetivando uma melhor qualidade no atendimento em saúde junto à população. Pelo menos 23 profissionais de Rio Tinto participaram do treinamento.
Assessoria de Imprensa