
O presidente da Câmara Municipal – Ponciano Pessoa da cidade de Rio Tinto, o vereador Nel Barão, fez um balanço do primeiro semestre dos trabalhos à frente da casa e avaliou como resultados e andamento da sua gestão como positivo.
Nel Barão afirmou que seu mandato está baseado no diferencial de zelar pela transparência pública, cumprimento das obrigações patronais junto ao funcionalismo da Câmara e do amplo debate democrático entre os demais pares representados pelos cargos outorgados pela população.
Leia mais: Dinâmico e transparente: conheça o novo site da Câmara de Vereadores de Rio Tinto
“Esse foi um semestre muito positivo, procuramos sempre fazer ações diferentes e melhores. Pagamos todas as férias dos funcionários no mês de março, a primeira parcela do 13º salário que geralmente se paga no final do mês de junho, pagamos no dia 11 daquele mês, na véspera do dia dos namorados, os trabalhos em termo de projetos foram amplamente discutidos e avaliados, quando positivo para a comunidade, consequentemente aprovados”, destacou Nel.
O parlamentar analisou que hoje, a casa legislativa tem uma bancada unida e em harmonia, primando sempre pela responsabilidade dos temas de interesse da população riotintense.
“Eu tenho é que agradecer primeiramente a Deus a aos pares da casa, e, comungar com tudo aquilo que for o melhor para Rio Tinto”, avaliou.
Destacando os principais projetos enviados pelo executivo ao poder legislativo, Nel enfatizou o que tratava do piso salarial do magistério. Segundo ele, a casa realizou amplo debate, o que considerou propositivo, ponderando que, apesar da crise financeira por qual passa o país, o piso aprovado depois de analisado com entidade representativa da classe e demais vereadores, foi um dos melhores da Paraíba.
O presidente lembrou ainda que este ano, depois de um consenso entre os parlamentares, foi decidido que não haveria aumento da remuneração salarial aos vereadores, e sim, apenas aos funcionários do poder legislativo.
“Aos funcionários nós demos um dos maiores aumento dos últimos anos, que foi de 16%. Inclusive, os funcionários ficaram surpresos com a taxa de percentual que foram incluso dos respectivos salários”, comemorou. O presidente da casa lembrou que este foi um dos maiores aumentos dado pelo parlamento mirim em cidades do interior do Estado.
Um outro dado importante na atuação parlamentar da Casa de Ponciano Pessoa foi de que, das 21 sessões programadas para o primeiro semestre, foram realizadas num total de 19. Sendo duas sessões suspensas em razão da quarta-feira de cinzas e da quarta-feira do período da semana santa. Compreendendo-se uma assiduidade de cerca de 98% na realização das sessões.
Neste mesmo período foram aprovados mais de 60 requerimentos e mais seis Projetos de Lei (PL).
Nel Barão voltou a falar sobre o papel institucional do Poder Legislativo que é, justamente, o de legislar e que, na maioria das vezes esse entendimento é mal interpretado. “É da nossa cultura que o vereador execute obras, e, obras na realidade é uma responsabilidade do executivo, o próprio nome já diz; que é pra executar. O verdadeiro papel do vereador é legislar e fiscalizar”, finalizou.
Acompanhe as ações legislativa do seu vereador acessando o site da Câmara, através deste link: www.camarariotinto.pb.gov.br
Da redação
PBVale