A Prefeitura de Mamanguape está à procura de médicos para preencher vagas no Programa Saúde da Família (PSF). Desde o inicio do ano, a Secretaria de Saúde tenta contratar profissionais para preencher as vagas existentes, mas, apesar de todos os esforços, sem êxito.
No município existem 18 (dezoito) equipes do programa, mas no momento algumas dessas unidades não dispõem de médico, o que limita o número de serviços ofertados a população. A situação preocupa a prefeita Eunice Pessoa e o secretário de saúde Antônio Neto, que deram prioridade a demanda e determinaram ao setor de pessoal que envidasse todos os esforços para sanar o problema. As vagas surgiram em face de médicos terem sido aprovados em residência. Além do Ministério da Saúde não ter indicado a vaga do Programa Mais Médicos.
“Lamentamos que a população esteja sendo prejudicada, mas infelizmente trata-se de um problema antigo do programa, que sazonalmente afeta o funcionamento das unidades de saúde”, disse a prefeita. Segundo o secretário de saúde, a situação preocupa porque a parcela da população que é atendida nessas unidades continua sendo assistida pelos demais profissionais, mas sofrem pela falta do médico e acabam sobrecarregando outros serviços.
Os médicos que quiserem atuar nas UBS de Mamanguape, receberão pelo menos R$ 9.000,00 (nove mil reais) de salário, alimentação e transporte por conta do município. “Precisamos de médicos para preencher urgentemente as vagas existentes e para melhorar o atendimento, mas estamos buscando e entendemos que é um processo que não depende apenas do município”, disse o secretário.