O prefeito de Rio Tinto, Fernando Naia, anunciou o cumprimento do piso salarial nacional de 6,81% para a classe do magistério. Esta é o segundo ano que o gestor garante o reajuste de forma linear, para todas as classes e níveis, proporcionando ganho real nos seus vencimentos.
O anúncio foi feito durante reunião com a classe na última quinta-feira (22), no auditório da Escola Municipal Antônia Luna Lisboa, com as presenças de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos e da Secretária de Educação, Tida Freitas.
Ouça entrevista com a Secretária de Educação sobre o aumento:
“Isso é muito bom, está de parabéns o prefeito, o Sindicato e os professores. O aumento em si, ele foi diferenciado, porque houve a progressão, de toda tabela da categoria. Ganhou todo mundo, o acordo foi mais que o previsto”, avaliou José Azevedo, presidente do Sindicato Municipal.
Para a professora Santana Ramalho, que acompanhou o anúncio do aumento, o salário dos professores nos últimos anos, estava defasado, hoje, a gestão vem contemplando e melhorando a cada dia mais a situação salarial dos professores, afirmou.
O professor e matemático do Sindicato, Marcos Aurélio, atentou para a necessidade do aumento do Fundeb, repassado pelo Governo Federal aos municípios. Para ele, o valor que entra nos cofres da Prefeitura para a folha de pessoal, está defasado.
“Hoje o município entra com recurso do FPM para poder cumprir a educação na sua totalidade. É defasado sim, praticamente só dar pra pagar a folha de pagamento dos 60%. E não para manutenção da educação”, avaliou.
A secretária de Educação do município, Tida Freitas, considerou o aumento muito importante. Para ela, nem todas as Prefeituras estão dando o aumento anunciado pelo prefeito Fernando Naia. “Em 2017 ele já deu o aumento a mais do piso, foi um aumento linear para todos os professores. Nós passamos um ano de muita dificuldade financeira. Eu pensei até que nem fosse fazer essa surpresa. E hoje, nesse dia da abertura para o ano letivo, ele deu essa notícia que foi maravilhosa. Isso é muito bom, e estimula os professores”, garantiu.
Ouça entrevista com o prefeito Fernando Naia:
Apesar de ter o entendimento que é uma obrigação de todo gestor, Naia considerou ser um desafio proporcionar a cada ano, o reajuste além do piso salarial na inicial. “A importância do magistério é muito grande. A educação no município é a base de tudo. Já vivem momentos difíceis por falta de compromisso do governo Federal com os municípios. É um desafio, mas, é uma honra, um prazer, como fiz no ano passado, para todos os professores efetivos”, declarou o prefeito.
Da redação