“Senador é o indicado da Casa para vaga no Tribunal da Contas da União. Indicação agora precisa ser aprovado pelo plenário do Senado.”
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou por unanimidade nesta terça-feira (2) a indicação do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para o Tribunal de Contas da União (TCU). Vital é o indicado da Casa para ocupar a vaga do ministro Jorge Hage, que deixa o tribunal por aposentadoria compulsória (quando o servidor completa 70 anos de idade). Agora, a indicação e Vital deve passar pelo plenário do Senado.
Com mandato de senador até 2019, Vital do Rêgo ocupa atualmente a presidência de duas comissões parlamentares de inquérito (CPI’s), ambas instauradas para apurar denúncias contra a Petrobras. Uma delas é mista, composta por deputados e senadores, e está ativa. A outra, composta exclusivamente por senadores, está parada há quatro meses, mas segue funcionando até 22 de dezembro.
Dos nove ministros do TCU, três são indicados pelo presidente da República, três pela Câmara dos Deputados e três pelo Senado. O Tribunal é um órgão de controle externo, auxiliar do Congresso Nacional.
Do PBVale com G1, em Brasília