O aplicativo da Justiça Eleitoral para denunciar irregularidades durante as eleições 2016, o Pardal, já superou a marca de 3,7 mil denúncias. Dessas, cerca de 300 já foram encaminhadas para o Ministério Publico Eleitoral (MPE) de cada zona para entrar com a devida representação perante o Juízo Eleitoral. A maior parte das denúncias vem das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Piancó, Sousa e Esperança.
As 3. 713 denúncias colocam o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em sexto lugar no ranking de uso do aplicativo entre os tribunais regionais de todo o país. De acordo com o coordenadora da Corregedoria do TRE-PB, Vanessa do Egypto, as denúncias são as mais variadas, contudo, a maior parte está relacionada a propaganda irregular .
O aplicativo estará a disposição de todos os usuários mesmo depois do pleito eleitoral. O Pardal permite a qualquer cidadão fazer denúncia de irregularidade praticada por candidatos e partidos enviando fotos ou vídeos que comprovem indícios de crime que serão encaminhados ao Ministério Público Eleitoral (MPE).
Julgamentos de recursos concluídos – Durante coletiva de imprensa realizada na manhã deste sábado, o presidente do TRE-PB, desembargador José Aurélio da Cruz, informou que todos os 338 recursos relativos a registros de candidaturas em tramitação do TRE foram julgados até a última sexta-feira (30). Neste domingo (2), dia das Eleições, o presidente ainda convocou uma sessão extraordinária às 9h para julgar os processos que ainda estão em tramitação das zonas eleitorais, em torno de 10 processos.
Por Larissa Claro