24.3 C
Mamanguape
domingo, 20 abril 2025
                          

Paraíba é o 3º estado em que mais se consome drogas no país

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.
Primeiro passo para quem quer se livrar do vício é procurar o núcleo do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Primeiro passo para quem quer se livrar do vício é procurar o núcleo do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Segundo o coordenador estadual de Política sobre Drogas, Túllio Polari, a Paraíba é o 3º estado que mais consome drogas no País. O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realiza cerca de 4 mil atendimentos mensais em João Pessoa. “A pesquisa da Fiocruz apontou 11 mil usuários de crack em João Pessoa, mas esse número é muito maior, pois foram mapeados aqueles que estão em vulnerabilidade social e econômica, apenas nas ruas. Não foi nos bares, boates, grandes empresas, onde também há dependentes. A Paraíba tem a maior rede de Caps do Brasil, mas não realiza internações”, revelou.

O primeiro passo para quem quer se livrar do vício é procurar o núcleo do Caps, onde será feita uma entrevista para identificar o tipo de necessidade daquela pessoa e iniciar o acompanhamento, com terapia psicológica e psiquiátrica duas vezes por semana e, se necessário, utilização de medicamentos, conforme Túllio.

Atendimentos são insuficientes

Túllio afirmou que os serviços de atendimentos não são suficientes e frisa a importância da prevenção. “Os Caps são uma grande ferramenta, um grande braço do governo em qualquer município, mas não resolve sozinho. Precisa do complemento das comunidades, ONGs, igrejas. É um trabalho intersetorial no qual todos ajudam todos. A parceria no trbalho de prevenção é muito importante. O Proerd da Polícia Militar já formou 14 mil crianças”.

Leia matéria completa na edição deste domingo (19) do jornal Correio da Paraíba.

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Sem criação de evidências, somente a lei

A nomeação da Dra. Alanna Galdino para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -