O número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu 22,5% na Paraíba nos últimos 12 meses, de acordo com dados da Receita Federal. Em abril de 2015, a Paraíba possuía 68.565 MEIs – número que passou para 84.110 em abril deste ano. Ainda segundo a Receita, eles representam 66% dos negócios formais do Estado.
Os microempreendedores individuais integram categoria de empresa que fatura, no máximo, R$ 60 mil por ano, e atua em diversos ramos de atividades, como ambulantes, artesãos, vendedores de roupa, costureiras, cabeleireiros, pedreiros, eletricistas, jardineiros e encanadores. Segundo a Receita Federal, dos mais de 127 mil pequenos negócios no Estado, 84.110 são MEI.
Visando maior crescimento ainda do setor e capacitação dos MEIs, o Sebrae realiza, a partir de segunda-feira (2), cerca de 200 palestras e capacitações, além consultorias e orientações, em 39 municípios do Estado durante a 8ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento, que é gratuito, vai levar informações sobre formalização, regularidade fiscal e benefícios conquistados para os microempreendedores individuais.
“Oferecemos aos microempreendedores individuais capacitações por meio de oficinas, levando oportunidades para o desenvolvimento e crescimento de seus negócios”, comentou a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Paraíba, Márcia Timótheo. “Este ano teremos como foco principal o apoio na orientação do preenchimento da Declaração Anual de Faturamento, orientações para a conscientização da necessidade de redução da inadimplência da categoria e informações sobre a movimentação bancária com o acompanhamento da Receita Federal”, acrescentou.
Participam desta edição as cidades de João Pessoa, Bayeux, Cajazeiras, São José de Piranhas, Poço José de Moura, Campina Grande, Araruna, Cuité, Nova Floresta, Sossêgo, Picuí, Solânea, Dona Inês, Baraúna, Pedra Lavrada, Guarabira, Belém, Araçagi, Itaporanga, Piancó, Coremas, Conceição, Monteiro, Sumé, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Camalaú, Congo, Coxixola, Caraúbas, Serra Branca, Amparo, Ouro Velho, Prata, São José dos Cordeiros, Patos, Pombal, Sousa e Uiraúna.
Para participar das oficinas e palestras, basta levar, no dia do evento, 1kg de alimento não perecível. A 8ª edição da Semana do MEI conta com apoio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Sistema de Cooperativa de Créditos do Brasil (SICOOB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), prefeituras locais, SENAI e Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).
Da Redação, com Secom-PB