A prefeita de Marcação, Lili Oliveira, participou, nesta terça-feira (20), do evento que informa a população sobre o desligamento do sinal analógico de TV. Na ocasião, foi assinado um termo coletivo de cooperação para treinamento de servidores municipais, através de parceria com a Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), por meio do Seja Digital.
O município estará cedendo quatro profissionais para que possam auxiliar cerca de duas mil famílias de baixa renda, que por meio do critério de serem cadastradas nos programas sociais a exemplo do Cras, Bolsa Família, Tarifa Social, Minha Casa Minha Vida, entre outros, estarão recebendo gratuitamente em suas residências o kit que possui o conversor e a antena, para que se possam receber o sinal digital em virtude do desligamento da TV analógica a partir de 30 de maio.
Após essa data, a programação dos canais de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital em João Pessoa e em outros municípios da Paraíba. Para continuar assistindo à programação, é preciso ter uma antena UHF e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.
“É sem dúvidas uma satisfação muito grande saber que as nossas famílias carentes, não ficarão sem o entretenimento da TV digital que é tão importante para a informação da nossa sociedade. Através do nosso trabalho e da equipe que já está recebendo a capacitação, estaremos nos esforçando bastante para que todas as famílias que tem direito, possam ser alcançadas e recebam os seus kits”, disse a Prefeita.
Na Paraíba, os municípios de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Alhandra, Conde, Marcação, Riachão do Poço, Cruz do espírito santo, Sobrado, Mari e Sapé, terão o desligamento do sinal analógico a partir de 30 de maio. Nessas localidades, os usuários só poderão acessar o sinal de TV aberta com o conversor digital integrado ou com aparelho de TV que já disponha desse recurso.
O Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social, distribuindo kits para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.
Entre os muitos benefícios trazidos pela tecnologia digital para TV, está liberação de 700 Mega-hertz que serão utilizados na ampliação da rede 4G da internet, tornando bem mais rápido o sinal para quem a usa.