Em parceria com a PREVFOGO/IBAMA-PE e a Superintendência do IBAMA-PB, a Prefeitura de Mamanguape, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na manhã dessa quarta-feira (16), a I Oficina de Educação Ambiental para prevenção de desmatamento e queimadas ilegais no município.
Durante o evento, estavam presentes o secretário de Meio Ambiente do município, Gibran Feitosa, representantes do IBAMA, Alexandre e Tarsila Almeida, do Corpo de Bombeiros e Prevfogo Major Pablo e Bruna, secretários da gestão municipal e produtores rurais. O evento também reuniu representantes de importantes associações e organizações do setor agropecuário e ambiental. Entre elas ASPLAN (Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba), FAEPA (Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba), SEMAS/PB (Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba), STRAAF Mamanguape (Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares), além de técnicos da SUDEMA (Superintendência de Administração do Meio Ambiente) e SINDALCOOL (Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool).
Com o objetivo de capacitar produtores rurais da região a adotar práticas sustentáveis, a fim de prevenir desmatamentos e queimadas ilegais, com foco na preservação ambiental. O encontro contou com palestras para conscientizar e discutir ações e políticas de incentivo à conservação das florestas e ao uso consciente da terra, bem como estratégias de combate ao fogo descontrolado, que ameaça o equilíbrio ambiental e a biodiversidade local.
O secretário de Meio Ambiente do município destacou a importância da conscientização da população sobre os riscos das queimadas ilegais e o papel das instituições parceiras na fiscalização e no apoio às comunidades rurais. “Estou muito feliz de estar aqui hoje, reunido com todos vocês. A conscientização sobre os riscos das queimadas ilegais é de extrema importância para a preservação do nosso meio ambiente. As queimadas não apenas prejudicam a flora e a fauna, mas também impactam a qualidade do ar e na saúde das pessoas. E a educação ambiental é a ferramenta essencial para combater esse processo”, disse Gibran Feitosa.
Na Oficina, também foi reforçado o compromisso entre o governo, associações e produtores rurais em trabalhar de maneira colaborativa para proteger os recursos naturais da Paraíba, garantindo a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.