O avanço do número de casos de influenza e, em especial, o aumento de ocorrências com o vírus H1N1 levou vários estados a anteciparem o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2016. A campanha que inicialmente começaria no dia 30 do corrente mês foi antecipada pelo Ministério da Saúde e prosseguirá até 20 de maio. A meta é imunizar 946 mil pessoas, ou seja, 80% do público alvo.
No estado da Paraíba não foi diferente e a campanha de vacinação teve o seu inicio antecipado para esta segunda-feira (11). Dois grupos prioritários começaram a ser imunizados hoje: as gestantes, por conta da sua vulnerabilidade, e os trabalhadores de saúde, por estarem em contato direto com a população. O estado recebeu até agora 240 mil doses de vacinas, o que corresponde a 24% do total de doses e planejamento de envio, restando ainda 3 (três) envios: de 18 a 22/04/2016 – 210 mil doses (21%); de 02 a 06/05/2016 – 354 mil doses (35%); e de 09 a 13/05/2016 – 200 mil doses (20%).
A vacina de gripe é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus circulantes naquela estação e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, puérperas, povos indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens em conflito com a lei.
Clique AQUI e entenda como é o processo de fabricação da vacina contra o H1N1.
Fonte: Fantástico/Rede Globo
Os grupos prioritários para vacinação são definidos com base em estudos epidemiológicos. A vacina tem não tem como meta eliminar o vírus, mas diminuir as complicações e a mortalidade. O público eleito é o que tem os maiores índices de complicações, caso acometidos por Síndrome Respiratória Aguda Grave. A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, previne contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B. No município de Mamanguape serão vacinadas 3.169 crianças de 6 meses a menores de 5 anos, 615 Trabalhadores de Saúde, 481 gestantes, 79 puérperas 1.425 pessoas com comorbidades ou doenças crônicas e 4.292 idosos. Não haverá vacinação para pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional por não existirem no momento pessoas nesta situação no município, bem como indígenas pelo mesmo motivo.
Esses números totalizam a previsão de aplicação de 10.061 (dez mil e sessenta e uma) doses da vacina, que teve inicio na terça-feira (12) com os profissionais de saúde e as gestantes. As etapas subsequentes serão divulgadas pela Secretaria de Saúde do município, conforme o recebimento de novas doses. As contraindicações são: histórico de reação anafilática previa, reações anafiláticas graves em doses anteriores e alergia grave a ovo. A principal contraindicação à vacinação contra a gripe é a alergia ao ovo. Como o preparo da vacina utiliza ovos de galinha, as pessoas alérgicas podem desenvolver reações. Se a pessoa for alérgico a ovo, orienta-se que não tome a vacina da gripe sem orientação médica.