
Na Paraíba, 90,4% da população acima de 18 anos será beneficiada com o Cadastro Positivo através da redução de juros. O dado foi destacado pelo presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB), na quinta-feira (28) durante audiência pública para debater a implantação do cadastro positivo e a proteção de dados. O parlamentar também participou, na noite da quinta, de uma sessão especial em homenagem aos 70 anos da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).
O deputado destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico do país. Com a aprovação do projeto a adesão se torna automática e a previsão é de que atinja cerca de 130 milhões de consumidores, conforme o Governo Federal. “A expectativa é que, nos próximos anos, sejam injetados na economia, em decorrência do Cadastro Positivo, cerca de R$ 1 trilhão em investimentos, sendo que, desse total, cerca R$ 520 bilhões apenas no âmbito das pequenas e médias empresas”, ressaltou o parlamentar.
O serviço do Cadastro Positivo é prestado por empresas especializadas, que avaliam o risco de crédito de empresas e de pessoas físicas com base em históricos financeiro e comercial. De acordo com o Banco Mundial, a nova lei pode reduzir em até 45% a inadimplência no país, que atualmente atinge mais de 60 milhões de pessoas.
Eduardo ressaltou o grande desafio que tem sido preencher a lacuna na ALPB em relação ao desenvolvimento econômico e incentivo ao empreendedorismo. Ele pontuou as atividades que vem sido promovidas pela Frente do Empreendedorismo para fortalecer negócios e colaborar para a geração de emprego e renda. “A Frente Parlamentar vem revisando leis que prejudicam os empreendedores e vem promovendo cursos com o intuito de alavancar o desenvolvimento econômico na Paraíba. Já passamos por João Pessoa, Cacimba de Dentro, Areia e agora vamos para Cabaceiras com o intuito de capacitar e construir um diálogo com a população de outros municípios”, explicou.
Homenagem a Fiep – Em sessão especial proposta pelo parlamentar, também ocorrida nesta quinta, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), entidade que carrega um protagonismo no desenvolvimento do estado, foi homenageada pelos 70 anos de fundação.
“A Fiep tem um papel de extrema importância para a geração de emprego e renda em nosso Estado, através do fortalecimento do setor industrial. Não poderíamos deixar de fazer essa homenagem nessa comemoração de 70 anos de atividades e bons serviços prestados a nossa Paraíba”, disse o deputado, que também é administrador de empresas.
Constituída em 1949, e filiada à Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 1957, a instituição é reconhecida como entidade de grau superior de representatividade indústria da Paraíba. O compromisso com a indústria, o progresso econômico e o desenvolvimento da Paraíba são marcas inseridas no cotidiano da FIEP, desde a sua fundação até os dias atuais.