
Quinto vereador mais votado nas eleições 2020 em Rio Tinto, Luan Potiguara (Cidadania), agradeceu durante entrevista ao ‘Panorama 104’, os 728 votos obtidos no último dia 15 de novembro. Para o jovem, apesar de ter enfrentado uma luta de “gigantes” no processo eleitoral, afirmou que a vitória se deu fruto do reconhecimento ao seu trabalho à frente da Secretaria de Assuntos Indígenas, Turismo e Meio Ambiente.
Potiguara confirmou que seu posicionamento político será seguir firme e forte na bancada de oposição, e adianto que, ele e mais cinco vereadores já fecharam questão para a eleição para os quatro anos da Presidência da Casa de Ponciano Pessoa. “
“Estamos firmes e fortes no objetivo de eleger dentro do nosso grupo de oposição os quatro presidentes, de 2021 a 2024. A mesa está feita. Nós temos seis, e esses seis são pessoas de palavra”, assegurou.

Luan fez um balanço de sua atuação à frente da Secretaria que ocupou por cerca de três anos, destacando a elaboração do grande Plano Municipal de Turismo, plantio e reflorestamento com mais de mil mudas nativas as margens do rio do Gelo e na fonte da água mineral em Jaraguá, plano de divulgação dos eventos tradicionais e das praias de Rio Tinto em mídia nacional e na internet, além de apoio aos indígenas na construção de viveiros de tilápias em Jaraguá.
Potiguara também destacou a reabertura do antigo Palacete da família Lundgren, transformando-o no Centro Indígena dos Potiguaras, aberto para visitações e outras atividades culturais.
“Todo trabalho que a gente vinha desenvolvendo podem ter certeza que a gente vai continuar. Meu compromisso e minha vontade de fazer diferente permanece inalterado. Nunca se teve uma parceria com o ICMbio como se teve neste mandato do prefeito Naia. Cuidamos do bicho preguiça, conseguimos parcerias com a Fundação Mamíferos Aquaticos para o Peixe-Boi marinho, fizemos uma verdadeira revolução no carnaval tradição, além de apoio aos caciques indígenas para o acampamento Terra Livre em Brasília, e as vezes as pessoas se esquecem disso”, pontuou.
Ação contra mandatos
O vereador eleito ressaltou ainda que a ação impetrada recentemente contra os eleitos e suplentes do Cidadania prejudica possíveis diálogos com a prefeita eleita Magna Gerbasi. “Como é que a gente vai dialogar com eles, eles entrando com uma ação contra a gente. Temos que dar a outra face é? Quem deu a outra face foi Jesus”, lembrou.
“Algumas pessoas querem dizer que ela [Magna Gerbasi] não tem nada haver com isso. Vocês sabem quanto custa uma ação dessas…?”, questionou Luan.
Luan concluiu a entrevista afirmando que terá ‘outros caminhos’, sem revelar quais, para conseguir benefícios para Rio Tinto. “Já temos inclusive boas notícias para Rio Tinto que não irei revelar agora. No momento oportuno irei divulgar. Algumas coisas podem vir sem ser pela Prefeitura”, concluiu.
Assista entrevista completa:
PBVale