
Faltado pouco dias para completar nove meses da gestão, a prefeita de Marcação, Lili Oliveira (PDT), foi entrevistada ao vivo no programa Rádio Repórter, da FM 106.1 Correio do Vale. Durante a entrevista a pedetista falou das ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura da cidade.
Nos primeiros dias de governo, Lili começou se dedicar a dar continuidade aos serviços essências à população, iluminação pública, saúde, melhoramento da frota de veículos, ônibus escolares e máquinas pesadas.
Entre as prestações apresentadas a gestora apontou políticas de valorização dos servidores municipais. Sobre planejamento, a folha é paga dentro do mês. A Prefeitura da cidade pagou a primeira parcela do 13º, além de outros direitos dos servidores públicos.
“As tradições culturais do município foram fortalecidas, com dedicação, realizamos em janeiro a festa de Reis, um evento de mais de 50 anos. A Prefeitura contratou atrações que agradou a todas as gerações, e foi sucesso de público. O evento contou com a equipe da secretaria de Turismo, atraiu visitantes da grande João Pessoa e da região”, avaliou.
A Prefeitura promoveu para os munícipes, o carnaval da praia de Coqueirinho do Norte, das aldeias de Camurupim e Tramataia. As festas dos estudantes da rede de ensino do município, dia das Mães, dos Pais, das Crianças, emancipação política, também contam com apoio da Prefeitura.
Algumas das escolas do município foram reformadas, climatizadas e ganharam novos equipamentos. Os professores foram contemplados com 7,64% de reajuste salarial e curso de formação continuada. A prefeita está otimista no melhoramento do IDEB nas escolas, melhorou o cardápio da merenda, o transporte escolar e implantou a disciplina de inglês.
Estudantes universitários e da Escola Técnica estadual de Mamanguape tem transporte garantido pela Prefeitura e secretaria municipal da Educação.
Ela destacou ainda que a infraestrutura urbana e rural vem sendo bem cuidada pelo governo municipal, com trocas da tubulação de canos, limpeza da caixa d´água que abastece a população e melhoramento das estradas de acesso as aldeias.
“O setor de saúde teve um avanço no atual governo, foi reativado o SUS pré-natal, programa de saúde nas escolas, testes rápidos de sífilis, hepatite e gravidez”, disse.
As campanhas de vacinação contam com apoio da gestão e a Secretaria da Saúde. Também é realizado nas escolas palestras sobre a importância da saúde preventiva, o combate ao tabagismo, higiene pessoal e bucal. A Prefeitura em breve dará início a construção de academia da saúde e a implantação do programa Brasil Sorridente.
As ambulâncias e veículos de apoio estão 24h a disposição da população, bem como a realização de exames e marcação de consultas em João pessoa, e a parceria com o SAMU vem sendo rigorosamente mantida.
“Os agricultores e os pescadores artesanais tem todo apoio da Secretaria de Agricultura, incentivando as atividades e doações de equipamentos de trabalho”, lembrou.
Da redação, com Blog do Chico