30.2 C
Mamanguape
sábado, 19 outubro 2024
                             

Lei que aumenta em 2% ICMS para veículos, armas e outros itens é aprovada na Paraíba

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.

Um projeto de lei que determina um adicional de 2% na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no caso de uma série de itens – como veículos, armas e drones – foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta sexta-feira (28). Conforme a proposta, esses recursos devem ser destinados ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep).

Entre os itens que devem sofrer o aumento tributário estão caminhonetes e utilitários com potência superior a 140 cavalos-vapor; motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos com potência superior a 250 cilindradas; aviões; helicópteros; drones; fogos de artifício; armas; banheiras de hidromassagem; e aparelhos de ginástica.

De acordo com a proposta, os custos desses produtos demonstram “a capacidade contributiva de seus adquirintes” e descortinam o fato de que é possível presumir que há riqueza necessária para que a tributação do ICMS, ou do imposto que o substitua, tenha esse adicional de 2%.

Ainda segundo o projeto, os valores oriundos dessa arrecadação serão “aplicados, exclusivamente, em ‘ações suplementares de nutrição, habitação, educação, saúde, saneamento básico, reforço da renda familiar e outros programas de relevante interesse social, voltados para a melhoria da qualidade de vida […]’”.

A matéria, de autoria do governador do estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, foi aprovada com 24 votos favoráveis e oito contrários. O projeto altera uma lei de 2004, que instituiu o Funcep.

Durante a votação, alguns deputados afirmaram que entendem que o projeto deve gerar desemprego e queda na receita, enquanto outros consideram que a proposta tem um impacto social.

Produtos com reajuste no ICMS

Armas, munições e fogos de artifício;

Embarcações esportivas, de recreio e jet skis, suas partes e peças;

Aviões, helicópteros, drones, ultraleves e asa-delta;

Automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários com potência superior a 140 cavalos-vapor;

Motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos com potência superior a 250 cilindradas;

Aparelhos de saunas elétricos e banheiras de hidromassagem;

Aparelhos de iluminação;

Aparelhos de ginástica.

Por G1 PB

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Grupo da prefeita Lili e Ninha define nova Mesa Diretora da Câmara de Marcação para o biênio 2025/2026

A presença da mulher na política, ocupando cargos públicos, tem avançado na democracia brasileira. Um exemplo é a Câmara...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -