O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.
A psicóloga e mestre em educação e formação de adultos, Arianne Carvalho, lançou sob a presença de centenas de convidados amigos e familiares, o seu primeiro livro “Trabalho Docente e Saúde: Da Teoria à Pratica”. O evento aconteceu na última sexta-feira (9), em Mamanguape, lotando o auditório do Centro Cultural Fenix.
Neste livro a autora aborda a relação entre a saúde e o trabalho docente, a partir da pesquisa realizada, em 2014, a respeito dos professores ativos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Destaca, especificamente, aqueles ativos na rede pública municipal de Mamanguape, no Estado da Paraíba.
A pesquisa é pautada na investigação acerca da atividade de trabalho da mobilidade de ensino destacada para buscar compreender os desafios oriundos da situação laboral desses profissionais que destinam o exercício da docência ao público de jovens e adultos. Por conseguinte, o estudo considera a experiência desses docentes, diante de um tipo de público cuja realidade vivenciada, muitas vezes, ou sofre as pressões derivadas da falta de oportunidade de trabalho, em uma região economicamente fragilizada do Brasil (caso dos jovens), ou está envolvida com a urgência de assegurar meios de sustento para si e a família (situação dos adultos).
O estudo avalia, ainda, que sob o ângulo da atividade do trabalho é dimensionado o desafio defrontar-se com tais situações e respectivamente os ganhos e as perdas decorrentes; os impasses; as superações; os fracassos; as esperanças e as desilusões. Retoma, então, os descompassos entre os discursos presentes nas normativas de educação de jovens e adultos em uma realidade que desafia os diagnósticos e o docente, ali presente pra desenvolver o trabalho.
A obra contempla também a concepção sobre o que é saúde, à luz de Canguilhem (1995), e a apreciação de Dojours (1993) ao que toca as relações do individuo com o trabalho. Certamente, este livro inspira uma leitura que enriquecerá o conhecimento daqueles que se interessaram pelo trabalho real.
Durante a solenidade, Arianne Carvalho ficou ladeada de dois convidados especiais. O professor mestre em matemática e física, Eduardo Manuel Gonçalves, que trouxe um relato aos presentes, da luta, superação e dedicação acadêmica da psicóloga e escritora mamanguapense.
Já o técnico em contabilidade, bacharel em administração e pesquisador da CNPQ, o mestre Glaudemir Cavalcante da Cunha, apresentou a sinopse do livro.
Durante sua fala, emocionada, Arianne agradeceu ao público presente que lotou as instalações do auditório do Centro Cultural Fenix e dedicou a obra aos seus pais; o funcionário público do INSS – Antônio Roberto Cunha e Silva e a sua mãe, Maria Consuêlo Carvalho Lima – professora de Matemática. O casal assistiu da galeria todas as homenagens prestadas e o momento de autógrafos dos livros.
Ao final, foi servido um coquetel aos convidados ao som de Walber Voz e Violão. O encontro foi dirigido e organizado pela equipe ‘Paula Lima Cerimonial’.
A autora
Arianne Carvalho é natural de Mamanguape, graduada em psicologia pelo UNIPÊ. Pós graduada em saúde mental e mestre em educação e formação de adultos pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Porto em Portugal. Possui experiência na área de psicologia, com ênfase em saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia da saúde, psicoterapia e desenvolvimento humano.