
“Manifestantes fizeram passeatas contra a corrupção e a presidente. PM diz que 4 mil pessoas passaram pelo protesto na capital”.
Fotos: Hermes de Luna
Cerca de mil pessoas ocuparam a Praça da Bandeira, no Centro de Campina Grande, no início da tarde deste domingo (15) para protestar contra a forma de governo de Dilma Rousseff e pedir o impeachment da presidente. Os manifestantes criticaram os escândalos de corrupção envolvendo pessoas ligadas ao PT, partido de Dilma, e o atual momento da economia brasileira. Dentre as principais queixas, estavam os aumentos dos preços de combustíveis e da tarifa de energia elétrica.
Uma equipe da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) esteve no local para dar suporte à segurança do protesto. Até as 15h, ainda não havia policiais na Praça da Bandeira, mas o Comando da Polícia Militar garantiu que ia enviar profissionais para o local.
Os manifestantes saíram da Praça da Bandeira em passeata, passando pela rua Irineu Joffilly, com destino ao Açude Velho, onde se encerrou a manifestação. Por volta das 18h, os manifestantes começaram a se dispersar. O grupo utilizou bandeiras, faixas e carros de som. A manifestação foi pacífica e nenhum princípio de tumulto foi registrado.
Na Capital
Um grupo de aproximadamente 6 mil pessoas participa do protesto em João Pessoa. O trânsito foi fechado no sentido Centro-praia da Avenida Epitácio Pessoa, um dos principais corredores da cidade. A concentração do protesto é no Busto de Tamandaré, divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco. Não houve passeata.
No Busto de Tamandaré, os manifestantes cantaram o hino nacional e esbravejam gritos de “Fora, Dilma”. Além disso, fazem duras críticas à corrupção na Petrobras, utilizando cartazes e bandeiras do Brasil. A previsão é de que a manifestação se estenda até as 20h. Equipes da Polícia Militar e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estão no local para garantir a segurança no protesto.
As manifestações contra o governo federal ocorrem em 22 estados do Brasil e no Distrito Federal. O protesto de maior destaque acontece em São Paulo, com cerca de 1 milhão de pessoas reunidas na Avenida Paulista, segundo a Polícia Militar.
Por Amanda Gabriel, Alisson Correia e Rafaella Gomes, via Portal Correio