24.3 C
Mamanguape
sexta-feira, 1 novembro 2024
                             

João Azevêdo entrega gasoduto no Distrito Industrial e ligação de termoelétrica ao gás natural

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.

O governador João Azevêdo entrega nesta segunda-feira (18), às 9h, a expansão da rede de gasoduto no Distrito Industrial de João Pessoa e a ligação da termoelétrica Epasa ao gás natural. A rede tem 1,5 km entre a BR-101, no acesso para aterro sanitário, até a termoelétrica, segunda maior usina a óleo combustível do Nordeste, que passa a utilizar o gás natural em suas caldeiras, aumentando a eficiência e reduzindo a emissão de poluentes. 

O investimento da Companhia Paraibana de Gás  (PBGás) na construção do gasoduto e na ligação da termoelétrica foi de mais de R$ 1 milhão. Com isso poderá atender também ao aterro sanitário de João Pessoa e a outras indústrias que venham a se instalar no entorno da área do Distrito Industrial.

Nesta primeira etapa, o gás natural será utilizado para a geração de vapor das caldeiras que têm a finalidade de pré-aquecer o óleo combustível que alimenta os motores. A meta da termoelétrica é ligar um dos motores este ano e a médio prazo converter os demais motores ao gás natural melhorando o processo produtivo e uma energia muito mais limpa com redução significativa na emissão de poluentes.

Epasa – A empresa Centrais Elétricas da Paraíba S.A. foi constituída para construir e explorar as usinas Termoparaíba e Termonordeste, vencedoras de leilão da Aneel em 2007. A usina iniciou suas operações em dezembro de 2010. Considerando a potência instalada, as duas usinas juntas constituem a segunda maior planta termoelétrica, a óleo combustível, no Nordeste.

As termoelétricas geram energia, que é distribuída pela rede elétrica para vários estados do país e, em caso de colapso na rede elétrica, a termoelétrica tem capacidade de suprir a demanda de energia em mais de 40% da Paraíba.

A Epasa gera 450 empregos, sendo 156 diretos de alta qualificação (engenheiros e técnicos) e cerca de 300 indiretos nas áreas de apoio, alimentação e transporte. A empresa também recebe incentivos fiscais do Governo do Estado por meio da Receita do Estado e locacionais pela Cinep (Companhia de Desenvolvimento da Paraíba).   

Serviço:

 Data: 18/02/2019

Solenidade de entrega da rede de gasoduto no Distrito Industrial de João Pessoa e ligação da termoelétrica ao gás natural

Hora: 9h

Local: Epasa – Rua Projetada, s/n, km 01 – Engenho Triunfo, estrada para o aterro sanitário. Distrito Industrial de João Pessoa.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Vídeo: piloto se ejeta após colisão de “tucanos” da FAB em São Paulo

São Paulo — Duas aeronaves T-27 Tucano, da Força Aérea Brasileira (FAB), colidiram nesta sexta-feira (1º/11) em Pirassununga, no interior de São Paulo....
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -