O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), da Gerência Executiva de Assistência Escolar Integrada (Geaesi) e da Gerência Operacional de Assistência ao Estudante (Goae), realizou nesta quarta-feira (3), em todas as 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), a abertura do Edital de Chamada Pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar para as Escolas Cidadãs Integrais em toda a Paraíba.
As comissões que estão acompanhando todo o processo são compostas por membros representantes de cada GRE, chefes da alimentação escolar, técnicos administrativos, assessores das Escolas Cidadãs, entre outros. Os eventos aconteceram em cada GRE e contaram com a presença de gestores de Escolas Estaduais, representantes da SEE, agricultores familiares e representantes da Emater.
O início dos trabalhos se deu com a abertura dos envelopes e a análise da documentação de habilitação dos agricultores, na presença de todos. Após esta etapa, mas ainda sem data definida, será divulgado o resultado dos vencedores da Chamada Pública, no portal do Governo do Estado, no site da Educação ou no site da Gestão Unificada, da Emater.
Os Editais de Chamada Pública das GREs atingem 100 escolas, numa estimativa de valor de R$ 17.277.488,33 e têm como objetivo a aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural e Grupo Formal, destinado ao atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e suplementação de Recursos do Tesouro Estadual, com prazo de vigência dia 31 de dezembro de 2018.
“Este encontro entre a alimentação escolar e a agricultura familiar tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos diretamente pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da nossa rede estadual, uma proposta do governador Ricardo Coutinho para melhoria da qualidade da alimentação dos estudantes”, analisou a nutricionista da SEE, Graciele Ferreira.