24 C
Mamanguape
sábado, 3 maio 2025
                          

Fórum contra privatização do SUS repudia medida apoiada por Manoel Júnior

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.
Deputado federal Manoel Junior
Deputado federal Manoel Junior

O Fórum Paraibano contra a Privatização do SUS lançou, neste domingo, uma nota de repúdio a Medida Provisória (MP) 656, que autoriza a participação de capital estrangeiro para atuar e controlar serviços de assistência à saúde no país. A entidade entende que isso desrespeita a lei 8080 e a Constituição, que veda tal ação.

A proposta dessa emenda foi do então deputado federal Manuel Júnior, repudiado na note porque, segundo o Fórum, ele estaria agindo em interesses do mercado e pouco aos interesses do povo brasileiro.

Segue, a seguir, a íntegra da nota:

“NOTA DE REPÚDIO AO DEPUTADO MANOEL JUNIOR PMDB/PB
NEGO O CAPITAL ESTRANGEIRO NA SAÚDE!

Ao apagar das luzes de 2014, como de costume, tomamos conhecimento da aprovação, na Câmara dos Deputados e Senado, da alteração da Lei 8080/1990 no que diz respeito à proibição da entrada de capital estrangeiro na oferta de serviços de saúde no Brasil, através da MP 656 /2014.

De acordo com a Emenda proposta à MP pelo Deputado Manoel Alves da Silva Junior (PMDB – PB), empresas e capitais estrangeiros poderão instalar, operar ou explorar hospitais (inclusive filantrópicos) e clínicas. Também poderão entrar em ações e pesquisas de planejamento familiar, e serviços de saúde exclusivos para atendimento de funcionários de empresas.

A Emenda altera a Lei Orgânica da Saúde, que originalmente proíbe os investimentos estrangeiros no setor, e fere também a Constituição Federal de 1988, em seu artigo nº. 199.

A aprovação dessa medida permite que os braços do capital internacional incitem ainda mais a mercantilização do direito à saúde, contribuindo com o processo de privatização e desmonte do SUS já em curso em nosso país. Com o aprofundamento da crise do capitalismo, o chamado complexo médico industrial encontrou na ampliação do seu mercado na América Latina uma forma de se contrapor a esse processo.

Assim, fica fácil perceber o interesse do Deputado na aprovação da Emenda. Ele já está no seu segundo mandato como Deputado Federal e, nas últimas campanhas, obteve mais de 1 milhão de reais em doações da Indústria Farmacêutica. É antigo o jogo de interesses que ocorre  dentro do nosso parlamento. Quem paga a banda escolhe a música.

O Fórum de Saúde da Paraíba REPUDIA RADICALMENTE a conduta e a atitude do Deputado, e reconhece a Emenda proposta como sendo vergonhosa. Um Deputado eleito com mais de 100.000 votos, totalizando quase 6% dos votos válidos, não pode agir de acordo com os interesses do mercado, e sim os da população brasileira.

NÃO À ENTRADA DO CAPITAL ESTRANGEIRO NA SAÚDE!
NÃO AO DEPUTADO MANOEL JUNIOR!
FÓRUM PARAIBANO EM DEFESA DO SUS E CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES
Janeiro, 2015”

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Cal Filho oficializa apoio a Ruy Carneiro e a ex-prefeita de Riachão do Poço durante festa de 31 anos de Cuité de Mamanguape

Durante as comemorações pelos 31 anos de emancipação política de Cuité de Mamanguape, na noite desta sexta-feira (3), o...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -